O esportivo 86 (conhecido em alguns mercados como FT 86 ou GT 86) passará por sua primeira reestilização, trazendo melhorias significativas em aerodinâmica e dirigibilidade.
As mudanças são notadas já no design, que tem uma frente mais baixa com uma grade mais larga e um aerofólio traseiro que melhora a pressão aerodinâmica. Os faróis ganharam leds, sendo que as versões GT Limited e GT agora trazem faróis de neblina com leds. O para-choque traseiro exibe um extrator de ar mais largo e as lanternas ganharam leds horizontais para reforçar a impressão de largura.
O motor 2.0 com quatro cilindros em linha sofreu um incremento de 7 cv (de 200 para 207 cv) e o torque máximo passou a ser de 21,7 mkgf (ante 20,9 mkgf de seu antecessor), disponível entre 6.400 e 6.800 rpm. Segundo a Toyota, o torque em baixas rotações também melhorou graças a alterações realizadas nos coletores de admissão e escape. Estas alterações, no entanto, foram aplicadas apenas nas versões com câmbio manual de seis marchas – nenhuma mudança foi realizada nas versões com transmissão automática, que permanece com os mesmos 200 cv e torque máximo de 21,7 mkgf.
O chassis ficou mais rígido, graças ao aumento no número de pontos de soldagem nas colunas traseiras. A marca aumentou o número de amortecedores oferecidos à parte para quem deseja utilizar o veículo em pista ou simplesmente modificá-lo em relação aos ajustes de fábrica. Internamente, o GT 86 traz um volante com diâmetro de 362 milímetros (o menor já utilizado em um Toyota) e o quadro de instrumentos tem uma melhor visualização. Há novas opções de revestimento, incluindo uma imitação de camurça revestindo o painel e as portas. Apliques simulando fibra de carbono e bancos esportivos de Alcantara também são oferecidos.
A versão de entrada, denominada apenas G, será vendida por 2,62 milhões de ienes no Japão (ou aproximadamente R$ 85 mil), sendo que a versão topo-de-linha GT custará 2,98 milhões de ienes – o equivalente a cerca de R$ 96.600.