Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault e chinesa dona da Volvo poderão criar nova marca de elétricos

Com a parceria, além de trocas estruturais, a Renault retornaria ao mercado chinês, enquanto a Geely teria sua entrada facilitada nos EUA

Por João Vitor Ferreira
23 dez 2021, 01h10
MEGANE RENAULT E-TECH
Lanternas de led unidas transmitem sofisticação  (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Após o fim da joint-venture com a DongFeng Motors, a Renault procura novos meios de retornar ao mercado chinês. Segundo fontes da agência de notícias Reuters, a fabricante francesa estaria negociando um novo acordo, desta vez com uma fabricante focada em elétricos e híbridos. Assim, a Geely, proprietária da Volvo, tem sido uma opção considerada.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O acordo seria uma via de mão dupla, segundo as fontes da Reuters. Enquanto a Renault se beneficiaria voltando ao maior mercado do mundo, a Geely teria livre acesso à fábrica que a francesa mantém na Coréia do Sul, onde atua através da marca Renault-Samsung. Assim, uma nova marca (ou joint-venture) dedicada a veículos eletrificados seria criada.

Desse modo, a Geely poderia produzir e vender versões dos veículos da sua marca Lynk & Co, sob a bandeira da Renault-Samsung. Uma estratégia que também pode trazer benefícios à francesa, já que suas vendas na Coréia não andam tão boas. No ano passado, a Renault coreana vendeu 116.000 veículos, incluindo exportações – quase a metade se comparado a 2017.

Continua após a publicidade
Lynk & Co 01
Segundo fontes da Reuters, a Geely gostaria de produzir o SUV Lynk & Co 01 na fábrica da Renault localizada em Busan, na Coreia do Sul (Lynk & Co/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:

A Geely também se beneficiaria conseguindo acesso aos Estados Unidos, importando os modelos produzidos na Coreia livres de impostos. Vale lembrar que, devido à pandemia e aos conflitos entre líderes americanos e chineses, as montadoras da China vêm encontrando dificuldade de atuar nos EUA, segundo maior mercado automotivo do mundo.

Sobre os veículos que surgiriam dessa joint-venture, podemos esperar por modelos com a cara da Renault. De acordo com as fontes da Reuters, a montadora francesa seria a responsável por marketing, vendas e design dos veículos. Enquanto isso, a Geely forneceria sua arquitetura Modular Compacta (CMA, na sigla em inglês), feita para veículos de médio porte e compartilhada com a Volvo.

Continua após a publicidade
Renault Koleos
O SUV Koleos é vendido na Coreia do Sul como Renault Samsung QM5. A Renault é detentora de 80% da Samsung Motors desde 2000 (Divulgação/Renault)

Embora tudo pareça claro, a incerteza paira sobre uma terceira montadora: a Nissan. Há tempos, Nissan e Renault mantêm uma aliança global e chegaram a ter parceria com a DongFeng na China, até o acordo com a francesa se dissolver. As duas também compartilham componentes e plataformas entre seus veículos, como forma de diminuir custos de produção.

A Reuters diz que não há informações se a Nissan também tiraria proveito da plataforma CMA. É uma possibilidade, visto que a montadora japonesa desenvolve, produz e comercializa veículos em conjunto com a Renault.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.