Faltam duas semanas para a Renault apresentar seu novo SUV compacto nacional, o Kardian. Como outras montadoras, a francesa vem revelando o carro a conta-gotas, dessa vez divulgando detalhes do seu interior, que traz inovações frente ao que ela já vende no país.
Com a proposta de elevar a percepção de qualidade dos seus modelos, a Renault apostará em um visual mais ousado na cabine do Kardian, que teve destacada sua central multimídia de 8”, flutuante e disposta horizontalmente. As saídas de ar ficam logo abaixo, vindo, em seguida, comandos digitais do ar-condicionado.
O console central do SUV é mais alto, com chances de que haja porta-objetos abaixo. Uma ideia pouco convencional é a substituição da alavanca de câmbio pelo “e-shifter” — um pequeno seletor que servirá para comandar a transmissão DCT (dupla embreagem) de seis marchas que, provavelmente, não terá trocas sequenciais. A seção central ainda traz freio de estacionamento eletrônico e um botão “P” que ativa a posição de estacionamento do câmbio. Duas entradas USB e 12V estarão disponíveis.
O volante do Kardian é igual ao da nova geração do Renault Clio, vendido na Europa. Seus botões servem para comandar recursos que estarão no modelo nacional, como controle de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade. No teclado direito, é possível notar discretos comandos de tela, que sugerem fortemente o uso de quadro de instrumentos digital, ao menos nas versões mais caras.
Na porta, nota-se uma tira de leds em vermelho. Caso repita a receita do Megane E-Tech, a Renault permitirá ao condutor escolher diferentes cores para decorar a cabine, incrementando a estética com uso das luzes personalizadas.
O que mais sabemos do Renault Kardian?
Mais detalhes serão conhecidos até 25 de outubro, quando o SUV compacto será anunciado. Já sabemos, entretanto, que o Kardian terá um novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta e produção nacional. A potência deve girar em torno de 120 cv.
A escolha por um câmbio de dupla embreagem estaria relacionada à preparação para que este carro se torne um híbrido flex no futuro. A Renault não esconde que já trabalha para uma futura eletrificação dos seus carros no Brasil.
O Renault Kardian será menor que o Duster e ficará muito próximo do Fiat Pulse tanto em dimensões quanto em características técnicas, equipamentos e preços: custará entre R$ 105.000 e R$ 130.000. Enquanto isso, o Duster terá uma leve atualização para ser reposicionado após o Captur sair de linha, o que acontecerá dentro de algumas semanas.