Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Kwid será fabricado na Colômbia para priorizar SUV no Brasil

Investimento para a fabricação do Renault Kwid na Colômbia pode dizer muito sobre o futuro do compacto no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 out 2023, 00h06 - Publicado em 29 set 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O momento é de renovação na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). Sandero, Logan e Captur saem de linha até o fim do ano, mas dentro de um mês será apresentado o Renault Kardian. O SUV compacto será responsável por estrear o novo motor 1.0 TCe (turbo, com injeção direta flex), a plataforma CMF-B e uma nova fase da fabricante no Brasil.

    O Kardian será o carro de briga da Renault entre os SUVs 1.0 turbo, como VW Nivus, Fiat Pulse, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, enquanto o Duster, maior, terá uma leve atualização para ficar mais equipado, valorizando a oferta do motor 1.3 TCe de 185 cv. A ideia é ter carros mais rentáveis no Brasil, meta do plano Renaultution lançado em 2021,

    Renault Kwid Outsider
    Renault Kwid Outsider (Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)

    Mas a ampliação da produção do Renault Kardian vai custar parte das exportações do Kwid feito no Brasil. Isso porque a Renault anunciou investimento de US$ 100 milhões para transferir parte da produção do Kwid para a fábrica de Envigado, na Colômbia.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A unidade pertence à empresa Sofasa, parceira local da marca francesa, e já monta Sandero, Logan e também o Duster, todos baseados na plataforma B0, já ultrapassada. A partir de 2025 estará pronta para fabricar o Kwid, que é baseado na plataforma CMF-B. 

    Exportação de carrros
    (Renault/Divulgação)

    A intenção da Renault é transformar a fábrica colombiana em uma base de exportação do compacto: o Renault Kwid fabricado ali será enviado para 15 outros países. O mercado brasileiro, porém, continuará sendo abastecido pelos Kwid fabricados em São José dos Pinhais.

    Continua após a publicidade

    Hoje, 30% da produção da fábrica paranaense é destinada ao mercado externo. O carro mais exportado é justamente o Kwid, que é enviado para cerca de 40 países.

    Ainda assim, os próximos dois anos serão determinantes para o futuro do Renault Kwid no Brasil. Ele estará completando 8 anos desde o seu lançamento, tempo que costuma representar o ciclo de vida de um automóvel. Resta saber se será o momento de receber uma atualização profunda ou mesmo uma nova geração, ou se representará seu fim no Brasil – o que não é improvável dada a revolução que a Renault planeja por aqui.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.