O Renault Logan de primeira geração, aquele com linhas retas e o maior número de cortes de custos possíveis para ser barato, ainda existe e vai ganhar uma nova versão no Irã. Mas não é pelas mãos da Renault, ou melhor, da Dacia, criadora original do carro.
A nova versão, com profundas mudanças visuais, foi apresentada pela Saipa, fabricante que tinha acordo com o grupo franco-romeno até 2018. A empresa ficou com os direitos e o maquinário para continuar fazendo o sedã, que ganha agora o nome de Cadila. O modelo já havia sido anunciado no início deste ano mas, só agora, imagens reais foram divulgadas.
As laterais são conhecidas do Logan feito no Brasil entre 2008 e 2013, mas ganham um badge nos para-lamas dianteiros, à la Volkswagen, e rodas diamantadas. A frente, porém, recebe novos faróis com assinatura em led, para-choques com grandes entradas de ar e grade hexagonal. O capô ganhou volume e vincos.
A traseira mantém o formato tradicional, mas com um para-choque modernizado e lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Por dentro, o painel é basicamente o mesmo, mas tem novo volante, ar-condicionado digital e uma central multimídia diferente da que era oferecida pela Renault.
O que a Saipa não conseguiu foi manter a produção dos motores Renault. A solução foi fazer um novo 1.6 de quatro cilindros com 115 cv. A transmissão será manual em um primeiro momento, mas uma opção automática já foi prometida pela fabricante iraniana.