Famílias numerosas lembram com saudade dos tempos em que a Renault vendia a Scenic no Brasil. Longe do mercado brasileiro desde 2010, a minivan ganhou uma nova geração no Salão de Genebra. Agora chega a vez de sua versão alongada, a Grand Scenic, estrear nas ruas.
Assim como a versão de cinco lugares, a Grand Scenic ostenta um design ousado para os padrões de um veículo familiar, lembrando mais um crossover do que uma minivan. Oferecido nas configurações de cinco e sete lugares, o modelo é 75 mm mais longo, 20 mm mais largo e 15 mm mais alto em relação a seu antecessor. A distância entre-eixos aumentou em 35 mm e o espaço para bagagens cresceu 40 litros na versão de cinco lugares.
O acesso ao porta-malas, aliás, se torna mais prático com a função One Touch Folding Seat, que permite rebater o banco traseiro apenas por um toque na tela da central multimídia. Dessa maneira, o assoalho fica completamente plano, facilitando o transporte de cargas grandes.
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A lista de equipamentos de série e opcionais inclui head-up display colorido, sistema de som Bose, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária, alerta de colisão frontal, leitura de placas de trânsito, monitoramento de pontos cegos, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral e sistema de estacionamento autônomo (Park Assist).
A gama de motorizações inclui duas opções a gasolina (TCe 115 e TCe 130) e três variações a diesel (dCi 110, dCi 130 e dCi 160), além de uma opção híbrida a diesel (dCi 110) oferecida apenas com câmbio manual de seis marchas. A má notícia é que a nova Scenic chegará às ruas europeias apenas no fim do ano, possivelmente no último trimestre do ano – quando a tabela de preços deve ser anunciada pela Renault.