Renault Taliant? Nova geração do Logan pode ganhar novo nome
Imagens em 3D revelam novo nome que a versão Renault do sedã compacto poderá adotar em alguns mercados
QUATRO RODAS já antecipou que a Renault do Brasil está empenhada em melhorar a imagem da dupla Sandero e Logan quando a nova geração dos dois compactos estrear no Brasil, o que está previsto para 2022.
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Reforçar o pacote de equipamentos e caprichar em detalhes no design e no acabamento ajudariam a distanciar as versões Renault dos Dacia, mas uma mudança no nome não está completamente descartada – assim como o projeto de produção local da nova geração não está aprovado, ainda que esteja em curso.
Imagem do projeto em 3D da nova geração da versão Renault do Logan dá pistas sobre isso: ele é identificado como Renault Taliant. Ainda na traseira, a imagem confirma que a maior diferenciação entre a versão Dacia e a da Renault do sedã estará nas lanternas, estreitas e com prolongamento sobre a tampa do porta-malas.
Na dianteira, a grade tem formato exclusivo e alinhado com a linguagem mais recente da Renault, enquanto os faróis têm formato exclusivo e prolongamento para baixo, onde estarão as luzes diurnas de leds. O para-choque também tem linhas exclusivas, com a tomada de ar visualmente interligada aos faróis de neblina.
Mas a lógica da sofisticação não se repete no interior. Pelo menos visualmente o painel será idêntico ao do novo Dacia Logan, com direito a tela da central multimídia destacada e suporte de celular acoplado a ela. O que muda, de fato, é o volante – o mesmo usado por Logan e Sandero no Brasil desde o ano passado.
Nome diferente não é novidade
Além de ser cedo para afirmar se o nome “Renault Taliant” será estendido ao Brasil – por aqui é praxe o projeto estar 80% avançado para a marca tomar a decisão de produzir, definir nome e versões –, hoje o Renault Logan já adota outro nome em alguns mercados.
Lembra do Renault Symbol? Ele fez tanto sucesso em mercados como Turquia, Tunísia e Algéria que acabou cedendo seu nome para o Renault Logan quando saiu de linha. O nome deu sorte: até hoje o sedã figura entre os carros mais vendidos nestes mercados.
O que a nova geração terá no Brasil?
O que dá para afirmar é que as novas gerações de Logan e Sandero (incluso o aventureiro Stepway) chegarão com um inédito motor três-cilindros 1.0 turbo flex, semelhante ao presente no novo Nissan Magnite e no futuro Renault Kiger indianos. Por aqui, em vez de 100 cv chegará aos 110 cv graças ao combustível vegetal e terá start-stop.
Mas não há muita escapatória para a Renault: ou adota o novo motor, ou terá muita dificuldade para cumprir a próxima fase das regras de eficiência do Rota 2030. E a combinação com o atual câmbio CVT da Jatco, compartilhado com os Nissan, deverá ajudar nisso.
Na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a família é identificada como “Projeto XJF” e tem previsto faróis full-led com bloco elíptico, lanternas de leds, alerta de colisão, câmeras 360° (como o Duster) e central multimídia maior.
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