Você sabe o que é um carro resto de rico? É aquele carro de luxo mais antigo que rico não quer mais e pobre não pode manter. O valor deles no mercado é equivalente ao de modelos mais simples, o que deixa o negócio muito tentador. É aí onde mora o problema.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
A possibilidade de comprar um carrão com bancos elétricos, suspensão pneumática, teto solar, faróis de xenônio e motor potente por um décimo do que ele custou zero há 10 anos enche os olhos. Especialmente sabendo que o preço será o mesmo de um popular 1.0 completo com três anos de uso.
Mas o encanto pode acabar na primeira parada em uma oficina. Mesmo as peças que devem ser trocadas preventivamente na hora da compra ou uma troca de óleo podem ser muito mais caras. A lógica é simples: a desvalorização do carro é cavalar, mas ainda são carros de luxo com peças mais caras.
É melhor torcer para o resto de rico não dar defeito, pois as peças (mesmo as mais simples) são muito mais caras. E ainda existe o risco de os donos anteriores terem sido negligentes com a manutenção justamente pelo custo elevado.
Separamos alguns carros conhecidos por serem iscas para quem quer ter o carro dos sonhos, mesmo que o modelo já tenha até duas gerações mais novas, e comparamos os preços das peças deles com as de carros mais sensatos do mesmo valor.
Essas opções mais sensatas são modelos mais novos de segmentos equivalentes. Na prática, são carros que seriam cogitados por quem não faz questão de um carro de luxo.
Selecionamos três peças que costumam ser afetadas em colisões (farol, lanterna e para-choque), filtros, que são trocados em todas as revisões, e discos e pastilhas de freio dianteiros, que têm desgaste natural e acentuado. Os preços das peças foram fornecidos pela plataforma Olho no Carro, que permite a consulta de restrições, multas e histórico do carro, além do valor de uma cesta básica de peças, em parceria com a SUIV. A base de preços é fornecida pelas próprias fabricantes.
A diferença nos preços é gritante. Confira sete comparações:
R$ 55.000
Land Rover Discovery 3 2.7 TDV6 2009 ou Renault Duster Dynamique 1.6 CVT 2018?
Uma afronta comparar um grande SUV inglês com motor turbodiesel de 190 cv com um Duster CVT? É, não é usual. Mas os dois são muito espaçosos e custam o mesmo. Na verdade, o Duster é um dos SUVs completos mais novos que se pode comprar com R$ 55.000.
O Renault não tem sete lugares, mas seu porta-malas é maior: são 475 l contra os 450 l do Land Rover. Além disso, ambos têm desempenho equivalente. O motor Ford Lion sofre com os quase 2.500 kg do Discovery (mais que o dobro do peso do Duster) e seu consumo de diesel é mais elevado (cerca de 7 km/l) que o do Duster com etanol.
Por fim, na auto-peças o Renault Duster teria fatura 184% mais barata. E nem contei que para intervenções maiores no motor do Discovery é necessário soltar a carroceria do chassi, o que por si só custa cerca de R$ 4.000.
Peças | Land Rover Discovery 3 2009 | Renault Duster Dynamique 1.6 2018 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 3.119 | R$ 991 | -215% |
Lanterna traseira direita | R$ 2.525 | R$ 603 | -319% |
Para-choque dianteiro | R$ 5.048 | R$ 1.533 | -229% |
Filtro de combustível | R$ 655 | R$ 45 | -1356% |
Filtro de cabine | R$ 465 | R$ 41 | -1026% |
Filtro de óleo | R$ 149 | R$ 58 | -157% |
Discos de freio dianteiros | R$ 1.898 | R$ 1.440 | -32% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 1.386 | R$ 660 | -110% |
Total | R$ 15.245 | R$ 5.371 | -184% |
R$ 60.000
Mini Cooper S 2012 ou VW Polo Comfortline 200 TSI 2017?
O Mini Cooper é um carro estiloso e especialmente na versão Cooper S, com motor 1.6 turbo de 184 cv, é um carro muito divertido. O entre-eixos de 2,46 m, tão curto quanto o de um Fox, faz o Mini ser ágil em curvas e sua suspensão bem firme controla muito bem a carroceria.
Isso tudo é muito legal às vezes, mas pode não agradar no dia a dia. O compacto inglês só tem duas portas e o espaço traseiro é bem limitado. Um VW Polo Comfortline com motor 1.0 TSI de 128 cv não será tão rápido, mas terá bom desempenho, maior espaço interno e terá peças seis vezes mais baratas custando os mesmos R$ 60.000.
Peças | Mini Cooper S 2012 | VW Polo Comfortline 2017 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 8.545 | R$ 701 | -1119% |
Lanterna traseira direita | R$ 2.511 | R$ 496 | -407% |
Para-choque dianteiro | R$ 376 | R$ 582 | 35% |
Filtro de cabine | R$ 415 | R$ 46 | -796% |
Filtro de óleo | R$ 183 | R$ 46 | -8433% |
Discos de freio dianteiros | R$ 2.152 | R$ 363 | -493% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 2.028 | R$ 638 | -218% |
Total | R$ 19.959 | R$ 2.872 | -595% |
R$ 65.000
Hyundai Sonata 2.4 2014 ou Honda Civic LXR 2016?
Repleto de cromados e com rodas aro 18 de série, o Hyundai Sonata ainda é um carro que chama atenção e é procurado por muita gente por isso. Ainda tem o motor 2.4 de 182 cv.
Um Honda Civic, menor e muito mais comum, e seu motor 2.0 de 155 cv é combinado a um câmbio automático de 5 marchas e não 6 como no sedã sul-coreano. Mas o Honda tem motor flex e peças 174% mais baratas.
Peças | Hyundai Sonata 2.4 2014 | Honda Civic LXR 2016 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 7.540 | R$ 1.631 | -362% |
Lanterna traseira direita | R$ 2.977 | R$ 825 | -261% |
Para-choque dianteiro | R$ 1.614 | R$ 1.198 | -35% |
Filtro de combustível | R$ 303 | R$ 53 | -476% |
Filtro de cabine | R$ 379 | R$ 86 | -341% |
Filtro de óleo | R$ 33 | R$ 258 | 87% |
Discos de freio dianteiros | R$ 1.414 | R$ 771 | -83% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 1.482 | R$ 918 | -61% |
Total | R$ 15.742 | R$ 5.739 | -174% |
R$ 70.000
Porsche Cayenne S 4.8 2008 ou Volkswagen Tiguan 2.0 2015?
Esse é um clássico dos sites de classificados. Há opções ainda mais baratas do Porsche Cayenne, mais antigos ou com motor V6. Mas se for para encarar um Cayenne, que seja com o motor V8 aspirado com injeção direta com 385 cv. Com câmbio automático de seis marchas e tração integral, vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
Se os R$ 7.596 cobrados só pelas pastilhas de freio assustarem, um Volkswagen Tiguan com motor 2.0 TSI será uma opção mais sensata. Ainda tem câmbio automático de seis marchas, tração integral e o bom desempenho do motor 2.0 TSI de 200 cv que também era usado por Jetta e Passat. Ele ainda tem algumas peças caras, mas nada tão absurdo em se tratando de um SUV alemão.
Peças | Porsche Cayenne S V8 4.8 2008 | VW Tiguan 2.0 TSI 2015 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 21.022 | R$ 6.333 | -232% |
Lanterna traseira direita | R$ 5.454 | R$ 1.362 | -300% |
Para-choque dianteiro | R$ 9.362 | R$ 3.747 | -150% |
Filtro de combustível | R$ 4.625 | R$ 351 | -1217% |
Filtro de cabine | R$ 381 | R$ 208 | -83% |
Filtro de óleo | R$ 271 | R$ 156 | -74% |
Discos de freio dianteiros | R$ 3.380 | R$ 1.590 | -113% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 7.596 | R$ 2.208 | -244% |
Total | R$ 52.091 | R$ 15.955 | -226% |
R$ 75.000
Land Rover Freelander 2 SE 2.0 SI4 2013 ou Toyota RAV4 2.0 2014?
Esse é outro clássico. Mas o Land Rover Freelander 2 tem carroceria monobloco e seu motor 2.0 turbo de 240 cv a gasolina é o Ford Ecoboost que o Fusion usava. Isso ajuda a reduzir o preço de algumas peças. Contudo, a parte eletrônica costuma exigir um pouco de paciência.
A alternativa é um pouco enfadonha. O Toyota RAV4 tem a confiabilidade um Toyota, motor 2.0 de 145 cv semelhante ao do Corolla da época (pois não é flex) e, por ser importado do Japão, até tem peças significativamente mais caras que as do Freelander 2. A diferença foi de apenas 114%.
Peças | Land Rover Freelander 2 SE 2.0 SI4 2013 | Toyota RAV4 2.0 2014 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 14.998 | R$ 3.411 | -340% |
Lanterna traseira direita | R$ 3.033 | R$ 1.369 | -122% |
Para-choque dianteiro | R$ 8.034 | R$ 2.967 | -171% |
Filtro de óleo | R$ 95 | R$ 60 | -58% |
Filtro de cabine | R$ 82 | R$ 198 | 58% |
Discos de freio dianteiros | R$ 819 | R$ 2.784 | 71% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 1.385 | R$ 2.514 | 45% |
Total | R$ 28.446 | R$ 13.303 | -114% |
R$ 110.000
BMW X6 3.0 35i 2010 -110.000 ou Toyota Hilux SW4 SRV 2010?
Aqui a compra tem dois riscos. O BMW X6 pode ter pertencido a um jogador de futebol e as chances do Toyota SW4 ser blindado são grandes. Neste caso, ambos foram fabricados no mesmo ano, o que pode ser mérito do SW4, que não perde valor.
Motores diesel com o 3.0 de 163 cv do SW4 costumam ter manutenção mais cara. Mas a diferença para o seis cilindros 3.0 de 306 cv do X6 não é tão grande assim. O que realmente muda o jogo são as outras peças, como o farol de quase R$ 20.000. No fim, a diferença de preço nas peças entre os dois é de 253%.
Peças | BMW X6 35i 3.9 2010 | Toyota Hilux SRV 2010 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 19.314 | R$ 4.646 | -316% |
Lanterna traseira direita | R$ 3.793 | R$ 834 | -355% |
Para-choque dianteiro | R$ 8.462 | R$ 2.805 | -202% |
Filtro de cabine | R$ 1.009 | R$ 308 | -227% |
Filtro de óleo | R$ 183 | R$ 149 | -23% |
Discos de freio dianteiros | R$ 2.952 | R$ 1.344 | -120% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 3.966 | R$ 1.150 | -245% |
Total | R$ 39.679 | R$ 11.236 | -253% |
Audi Q5 2.0 Ambiente 2010 de R$ 63.000 ou Audi Q3 2.0 Attraction 2012 de R$ 77.000
Essa comparação vai pela curiosidade pela diferença de preços das peças entre um SUV compacto e um médio. Além disso, os dois Audi usam o mesmo motor 2.0 TFSI, mas em versões diferentes: o Q3 tem 170 cv e o Q5, 214 cv.
O Q3 tem peças mais baratas, de fato, mas elas ainda custam. Um ponto fora da curva é o custo do filtro de combustível, que fica dentro do tanque. E, no caso dos faróis, ambos usam conjuntos de xenônio.
É interessante comparar os custos do Q3 com os do Tiguan, pois os dois usam a mesma plataforma e o VW até tem algumas peças mais caras.
Peças | Audi Q5 Ambiente 2010 | Audi Q3 Attraction 2012 | Diferença |
Farol esquerdo | R$ 9.380 | R$ 5.354 | -75% |
Lanterna traseira direita | R$ 10.208 | R$ 8.392 | -22% |
Para-choque dianteiro | R$ 11.779 | R$ 8.892 | -32% |
Filtro de combustível | R$ 3.959 | R$ 1.752 | -126% |
Filtro de cabine | R$ 271 | R$ 271 | 0% |
Filtro de óleo | R$ 149 | R$ 149 | 0% |
Discos de freio dianteiros | R$ 5.720 | R$ 953 | -500% |
Pastilhas de freio dianteiras | R$ 3.252 | R$ 2.024 | -61% |
Total | R$ 44.718 | R$ 27.787 | -61% |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.