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Risco de incêndio do Chevrolet Tracker foi notado pelo Latin NCAP

Novo Chevrolet Tracker terá nota de segurança divulgada futuramente, mas o Latin NCAP alertou antecipadamente sobre falhas por risco potencial

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 abr 2022, 09h09 - Publicado em 15 abr 2022, 17h34
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  • Aos poucos as peças começam a se encaixar quanto as ações que suspenderam as entregas dos Chevrolet Tracker novos desde o início de abril.

    Após a General Motors convocar mais um recall para isolar a região dos pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros, como havia feito há um ano, o Latin NCAP divulgou que a persistência da falha foi notada em seus testes de colisão. Sem o isolamento adequado, fagulhas do acionamento dos pré-tensionadores podem provocar um incêndio.

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    O Latin NCAP é um órgão independente que avalia a segurança dos automóveis mais vendidos na América Latina. Por regra, o Latin NCAP não divulga antecipadamente ao público quais carros estão sendo submetidos aos seus testes de segurança.

    Há uma exceção: quando encontra falhas de segurança com risco potencial, como as notadas no Chevrolet Tracker. É feito um comunicado público após o fabricante e os governos diretamente envolvidos no caso serem comunicados.

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    A propósito, o fabricante do carro é comunicado quando seu carro será submetido aos testes do órgão e pode acompanhar os procedimentos e também é comunicado dos resultados antes da divulgação pública.

    De acordo com comunicado do Latin NCAP, o risco de incêndio ocorreu em situações de colisão em que os pré-tensionadores são ativados e unidade testada já tinha alterações relativas ao recall comunicado há um ano também para tentar solucionar o isolamento da região dos dispositivos.

    TRacker
    Os pré-tensionadores estão instalados na base da coluna B, próximo à parte inferior dos bancos dianteiros (FErnando Pires/Quatro Rodas)

    Os pré-tensionadores ficam instalados por dentro do carpete, assim como a manta do isolamento acústico. Eles são dispositivos pirotécnicos que, em caso de colisão, detonam para puxar os cintos de segurança, diminuindo o deslocamento do corpo dos passageiros na direção do volante – e, consequentemente, dos airbags frontais.

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    O Latin NCAP também observou que, em uma situação de impacto, há dificuldade para soltar a fivela do cinto de segurança do passageiro dianteiro usando os mecanismos usuais.

    A General Motors diz que havia previamente comunicado às autoridades sobre uma investigação iniciada após ter tido conhecimento de um caso de campo ocorrido no Brasil, sem vítimas. Após abrangente análise, dentro dos prazos da lei, a empresa decidiu convocar a campanha de recall.

    SUV está com entregas suspensas

    Em 31 de março, um comunicado enviado às concessionárias Chevrolet suspendeu as entregas de todos os Tracker em estoque ou em trânsito.

    O motivo só veio à tona dias depois, no último dia 8, quando a fabricante distribuiu uma “ação de campo” com o seguinte comunicado:

    “A GENERAL MOTORS convocará clientes proprietários de veículos Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022 para a instalação de proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores próximo à coluna B. A Campanha em questão, ora em desenvolvimento, será oportunamente veiculada na mídia.”

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    A ação foi divulgada em primeira mão por QUATRO RODAS. Apenas no dia 14 a fabricante anunciou o recall, que envolve as mais de 80.000 unidades da nova geração Chevrolet Tracker fabricadas desde meses antes do seu lançamento. Os carros convocados foram produzidos entre 25 de outubro de 2019 e 5 de abril de 2022 – 5 dias após a suspensão das entregas.

    Como é a solução para o risco de incêndio do Chevrolet Tracker

    Em abril de 2021 a Chevrolet já havia convocado recall para o Tracker pelo mesmo motivo: seria necessário instalar uma proteção no isolador acústico do carpete próximo à coluna B e nos pré-tensionadores de ambos os lados. Mas o trabalho agora será mais extensivo, a ponto de o tempo de serviço ter aumentado em uma hora, de 1h30 para 2h30.

    Dependendo do número de série, alguns carros ainda receberão protetores plásticos nos pré-tensionadores. Isso porque unidades mais recentes já saíram de fábrica com esta proteção.

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    Imagem mostra como é e como fica a manta de isolamento acústico do assoalho do Tracker
    Imagem mostra como é e como fica a manta de isolamento acústico do assoalho do Tracker (Reprodução/Chevrolet)

    Para executar o serviço, é necessário retirar bancos e console central para retirar a primeira camada de carpete sobre o assoalho e alcançar a manta de isolamento acústico, que fica no piso da cabine.

    Essa manta terá uma seção de 70×40 cm cortada, receberá placas autoadesivas nas bordas cortadas para dar acabamento e essa seção retirada será preenchida por espumas específicas e por placas autoadesivas. Os proprietários devem receber uma via da ordem de serviço comprovando a execução do recall.

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    Como fazer o recall do Chevrolet Tracker

    De acordo com a Chevrolet, o agendamento é imediato e a previsão para o início do atendimento é 13 de maio de 2022.

    Verifique se o seu veículo está envolvido junto a sua concessionária de preferência, na Central de Relacionamento Chevrolet através do 0800-702-4200 ou pelo WhatsApp no número (11) 99882-8157, ou no site www.chevrolet.com.br/servicos/recalls e use estes canais em caso de dúvidas ou quanto ao agendamento do serviço.

    Veículos envolvidos:
    Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022
    Chassis Nº: LB900009 a NB 202060
    Data inicial e final de fabricação: 25/Out/2019 a 05/Abr/2022

     

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