Risco de incêndio: Kia pede donos que estacionem carros em locais abertos
Risco de incêndios sem ninguém por perto fez Kia sugerir que, enquanto o recall não ocorra, Sportage e Stinger passem longe de garagens e outros carros
Dias após a Hyundai convocar recall de 277.045 carros por risco de fogo, a Kia solicitou a 57.000 de seus proprietários que, enquanto não realizarem o reparo de veículos problemáticos, evitem estacioná-los em garagens ou locais apertados.
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O aviso da Kia vale para o mercado australiano e diz respeito aos Kia Sportage de quarta geração, fabricados entre 2016 e 2021, e aos Stinger produzidos entre 2017 e 2019. Esse é o segundo chamamento do tipo, após convocação de 380.000 Sportage e Cadenza no mês retrasado.
Conforme detectado, os lotes específicos vêm com problemas na unidade de controle eletro-hidráulica, responsável pelo gerenciamento de sistemas de controle de tração, estabilidade e ABS.
A falha crítica impede que a unidade de controle seja desligada após o corte do motor. Caso umidade do ar entre em contato com a HECU ligada, há riscos de curtos-circuitos, capazes de gerar incêndios no compartimento do motor mesmo “com a chave fora da ignição e o veículo estacionado”.
Além do risco natural de qualquer incêndio, a chance do fogo ocorrer sem ninguém por perto levou à Kia sugerir que todos os Sportage e Stinger em questão sejam estacionados ao ar livre, longe de outros carros e propriedades a fim de reduzir o risco de “ferimento e morte de ocupantes e pedestres e danos à propriedade”.
A medida vale até que o recall seja feito, com as concessionárias australianas já à disposição para o conserto gratuito. “Todos os veículos afetados serão equipados com novos fusíveis, instalados no relé do compartimento do motor. Alguns modelos afetados ainda terão o software do HECU atualizado”, disse a montadora.
Problema crescente
O novo recall da Kia só amplifica problemas relacionados a fogo: em março de 2021, 380.000 unidades do Sportage e Cadenza foram convocados pelo mesmo problema da HECU, à época sob investigação. A solução do primeiro recall foi substituir os fusíveis do SUV por modelo de 30 ampère, ao invés dos de 40 A previamente instalados. No sedã Cadenza, a solução foi instalar fusíveis de 25 ampère e também recomendar estacioná-lo em locais abertos e amplos.
De acordo com a fabricante, sinais de incêndio envolvem fumaça, odor de queimado e alertas inconsistentes no painel dos veículos.
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