Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Risco de incêndio: Kia pede donos que estacionem carros em locais abertos

Risco de incêndios sem ninguém por perto fez Kia sugerir que, enquanto o recall não ocorra, Sportage e Stinger passem longe de garagens e outros carros

Por Eduardo Passos
Atualizado em 17 Maio 2021, 16h11 - Publicado em 17 Maio 2021, 15h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Kia Sportage GT Line QL Frente vermelho
    Todos os Sportage vendidos na Austrália entre abril de 2015 e outubro de 2020 estão sujeitos a incêndios (Divulgação/Kia)

    Dias após a Hyundai convocar recall de 277.045 carros por risco de fogo, a Kia solicitou a 57.000 de seus proprietários que, enquanto não realizarem o reparo de veículos problemáticos, evitem estacioná-los em garagens ou locais apertados.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

    O aviso da Kia vale para o mercado australiano e diz respeito aos Kia Sportage de quarta geração, fabricados entre 2016 e 2021, e aos Stinger produzidos entre 2017 e 2019. Esse é o segundo chamamento do tipo, após convocação de 380.000 Sportage e Cadenza no mês retrasado.

    Conforme detectado, os lotes específicos vêm com problemas na unidade de controle eletro-hidráulica, responsável pelo gerenciamento de sistemas de controle de tração, estabilidade e ABS. 

    Continua após a publicidade

    A falha crítica impede que a unidade de controle seja desligada após o corte do motor. Caso umidade do ar entre em contato com a HECU ligada, há riscos de curtos-circuitos, capazes de gerar incêndios no compartimento do motor mesmo “com a chave fora da ignição e o veículo estacionado”.

    Kia Stinger GT policia australiana frente
    Até viaturas da polícia australiana precisarão de passar pelo recall (Divulgação/Kia)

    Além do risco natural de qualquer incêndio, a chance do fogo ocorrer sem ninguém por perto levou à Kia sugerir que todos os Sportage e Stinger em questão sejam estacionados ao ar livre, longe de outros carros e propriedades a fim de reduzir o risco de “ferimento e morte de ocupantes e pedestres e danos à propriedade”.

    A medida vale até que o recall seja feito, com as concessionárias australianas já à disposição para o conserto gratuito. “Todos os veículos afetados serão equipados com novos fusíveis, instalados no relé do compartimento do motor. Alguns modelos afetados ainda terão o software do HECU atualizado”, disse a montadora.

    Problema crescente

    Kia Sportage Motor
    Sportage é um dos que terão novos relés e fusíveis instalados no compartimento do motor (Divulgação/Kia)

    O novo recall da Kia só amplifica problemas relacionados a fogo: em março de 2021, 380.000 unidades do Sportage e Cadenza foram convocados pelo mesmo problema da HECU, à época sob investigação. A solução do primeiro recall foi substituir os fusíveis do SUV por modelo de 30 ampère, ao invés dos de 40 A previamente instalados. No sedã Cadenza, a solução foi instalar fusíveis de 25 ampère e também recomendar estacioná-lo em locais abertos e amplos.

    De acordo com a fabricante, sinais de incêndio envolvem fumaça, odor de queimado e alertas inconsistentes no painel dos veículos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.