Rival do Toyota Prius, híbrido Hyundai Ioniq é flagrado no Brasil
Híbrido tem motor 1.6 16V e elétrico que somam potência maior que a do Toyota, mas protótipo flagrado já está com visual defasado
![Hyundai Ioniq (2)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/hyundai-ioniq-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Hyundai Ioniq não é inédito no Brasil. A Hyundai Motor Brasil (HMB) trouxe a versão 100% elétrica do modelo para o Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, mas “como demonstração do portfólio global da marca para alternativas ambientalmente amigáveis”.
A possibilidade de vendê-lo por aqui foi negada.
Agora o modelo ecológico da Hyundai apareceu em testes no Brasil. O leitor Ton Kneip fotografou o modelo circulando em testes por Resende (RJ). A diferença é que desta vez se trata de um Ioniq híbrido.
![Hyundai Ioniq (4)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/hyundai-ioniq-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Esta versão tem o motor a gasolina 1.6 16v Kappa (mesma família do 1.0 tricilíndrico, diferente do 1.6 do HB20, que é Gamma), trabalhando em ciclo Atkinson, que gera 105 cv e 15 mkgf.
Ele é combinado ao motor elétrico de 43,5 cv (32 kW) e 17,3 mkgf e juntos podem levar até 141 cv às rodas dianteiras. O Toyota Prius tem, no máximo, 128 cv.
![Hyundai Ioniq (1)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/hyundai-ioniq-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A principal diferença em relação ao Prius, que seria seu principal concorrente no Brasil, está no câmbio: enquanto o japonês usa CVT, o sul-coreano tem um automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Na versão elétrica, o motor gera até 120 cv (88 kW) e 29,8 mkgf, mas mantêm o câmbio de seis marchas. Suas baterias de 28kWh garantem autonomia de até 280 km em ciclo NEDC.
![Hyundai Ioniq (3)](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/hyundai-ioniq-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quanto a isso, já houve uma melhora. A versão reestilizada do Ioniq foi apresentada em janeiro com baterias de 38,3 kWh, que rende 294 km em ciclo WLTP, mais exigente que o NEDC. Isso, além da dianteira redesenhada e das novas lanternas traseiras.
![Hyundai_IONIQ_Electric__8_](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/206e65540a_new_hyundai_ioniq_electric__8_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em nota, a HMB negou disse ser responsável apenas pelos modelos HB20 e Creta. Confira na íntegra:
“A Hyundai Motor Brasil é responsável apenas pelos modelos HB20 e Creta. Outros modelos da marca podem estar em teste em diversos países, incluindo o Brasil, buscando o desenvolvimento técnico em condições climáticas e topográficas específicas, sem indicar entretanto qualquer intenção ou previsão de comercialização.”
Como a placa é de São Bernardo do Campo, mesma cidade onde estão registradas as placas dos protótipos dos SUVs Santa Fe e Palisade, tudo indica que este veículo está sendo usado para testes pela Caoa, responsável pela importação de veículos da Hyundai no país.
A cidade no ABC paulista, aliás, tem sido a base para os serviços de desenvolvimento do grupo nos últimos tempos.
![a8eb428bbf_New_Hyundai_IONIQ_Electric__4_](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/a8eb428bbf_new_hyundai_ioniq_electric__4_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
QUATRO RODAS está tentando contato com a Caoa para obter mais informações a respeito do flagra e atualizará a reportagem assim que tiver um retorno.