Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rivian R1T: Ford embolsa US$ 8 bi com sucesso de rival da F-150 elétrica

Após investir em startup, Ford lucra com sucesso da Rivian R1T — uma das maiores rivais do principal lançamento elétrico e que fez disparar ações da marca

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 jan 2022, 19h12 - Publicado em 21 jan 2022, 18h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao mesmo tempo que investe pesado na F-150 Lightning, a Ford também investe em uma das maiores rivais, literalmente. A tradicional montadora havia colocado cerca de US$ 800 milhões na novata Rivian, e multiplicou por dez essa aposta.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Os dados foram publicados em balanço financeiro recente da Ford, que tem a Rivian R1T como uma das maiores ameaças à F-150 elétrica. Jogando em duas frentes, a Azul Oval agora tem cerca de US$ 8 bilhões para embolsar, dada a imensa valorização das ações da Rivian com o sucesso instantâneo de seu primeiro modelo.

    A Rivian R1T

    Modelo excede as 3 toneladas, sobe paredões e vai de 0 a 100 km/h em tempo de superesportivo
    Modelo excede as 3 toneladas, sobe paredões e vai de 0 a 100 km/h em tempo de superesportivo (Divulgação/Rivian)

    Apresentada em 2018, a Rivian R1T é uma das caminhonetes grandes elétricas que vêm, aos poucos, dominando o segmento mais lucrativo do mercado americano. Aproveitando o atraso da Tesla Cybertruck, a empresa californiana começou as entregas do modelo no final de 2021, conquistando prêmios da imprensa local.

    Com dois motores em cada eixo, a picape é capaz de entregar aproximadamente 843 cv e 132,5 kgfm. Não surpreende que mesmo pesando 3.100 kg, a gigante vá de 0 a 100 km/h em cerca de 3 s.

    Continua após a publicidade
    2022-Rivian-R1T-04
    Feita para chegar e permanecer no mato, a R1T usa as baterias para alimentar qualquer tipo de objeto elétrico (Divulgação/Rivian)

    Muito desse peso vem das baterias de até 135 kWh, que garantem alcance de até 500 km com uma única carga. No ano que vem, um pacote de 180 kWh estenderá o alcance para 640 km.

    Modelo tem comprimento de Hilux, largura de Ram 1500 e peso de Hyundai HR carregado
    Modelo tem comprimento de Hilux, largura de Ram 1500 e peso de Ram 2500 (Divulgação/Rivian)

    Com um motor alimentando cada roda, as combinações de tração são amplas e dispensam caixa de transferência ou qualquer outro mecanismo de transmissão. Em modo off-road, a picape altera em questão de milissegundos a tração enviada a cada roda, ao mesmo tempo que a suspensão ativa ajusta sua rigidez e elevação.

    Continua após a publicidade
    2022-Rivian-R1T-23
    Gear Tunnel: nicho de ponta a ponta serve para guardar skis, varas de pesca e qualquer outro objeto comprido sem usar a caçamba (Divulgação/Rivian)

    Só para o barro são quatro modos. Um deles é o Off-Road Rock Crawl, feito para subir pedras e obstáculos aparentemente impossíveis. Também há o Off-Road Rally, com vetorização de torque trabalhando intensamente, e o Off-Road Drift, no qual o controle de tração é reduzido e as rodas recebem tração desigual conforme a manobra, a fim de fazer a R1T sair de frente ou traseira.

    2022-Rivian-R1T-18
    Suspensão adaptativa lida com todo tipo de terreno (Divulgação/Rivian)

    Conforto de SUV na estrada

    Pensando nas viagens cotidianas, a Rivian — que recebeu investimentos da Amazon para criar um veículo elétrico de entregas — preparou um interior que parece um “grande móvel de madeira”. Isso significa que o painel é repleto de madeira à moda do novo luxo, sem verniz ou lixamento e com imperfeições em alto relevo. Tudo ecologicamente correto, assim como o couro vegano dos assentos.

    Continua após a publicidade
    2022-Rivian-R1T-LE-03
    Interior é luxuoso mas discreto, inspirado no design minimalista de casas modernas (Divulgação/Rivian)

    Além da cabine dupla e da caçamba, há um imenso porta-objetos entre as duas partes, que atravessa a carroceria de ponta a ponta e forma, literalmente, um túnel, feito para objetos como skis, varas de pesca e outros acessórios compridos. Ao todo, há 1.755 l de capacidade, incluindo o porta-malas sob o capô.

    Obviamente não falta automação veicular, com 10 câmeras, 12 sensores ultrassônicos e quatro radares alimentando o sistema que dirige a picape em rodovias, a estaciona sozinho e prevê acidentes.

    Estilo Tesla: até os comandos de ar-condicionado são feitos pela central multimídia
    Estilo Tesla: até os comandos de ar-condicionado são feitos pela central multimídia (Divulgação/Rivian)
    Continua após a publicidade

    Não surpreende que o investimento da Ford tenha dado certo. Com o bônus do “bilhete premiado” na mão, quem teve a brilhante ideia poderá adquirir unidades de sobra da Rivian R1T, que está à venda entre US$ 67.500 e US$ 73.000.

    2022-Rivian-R1T-09
    Alto-falantes do carro são removíveis (Divulgação/Rivian)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.