RN30: uma prévia do futuro hot hatch da Hyundai
Conceito tem motor 2,0 litros turbo de 380 cv e 46 mkgf de torque
A Hyundai apresentou no Salão de Paris o RN30, conceito que antecipa algumas características dos próximos modelos esportivos da divisão N, que estará para a Hyundai como a R.S está para a Renault e a Motorsport para a BMW. O modelo deve servir de referência para o futuro hot hatch da marca: o i30 N, previsto para 2017.
LEIA MAIS:
>> Impressões: Ford Focus RS, o trovão azul
>> Novo Hyundai i30 fica mais leve e ganha motor turbo
>> Teste de pista: Hyundai i30 2016
>> Novo Civic Type R é apresentado como protótipo bem próximo da realidade
Inspirado na terceira geração do Hyundai i30, apresentada no início de setembro, o protótipo RN30 mescla visual de carro de corrida com soluções exageradas comuns à conceitos, contando com carroceria alargada em 30 milímetros e altura reduzida em 84 mm quando comparado ao modelo de produção.
Ele traz ainda para-choque com desenho agressivo, splitters frontais, rodas de 19 polegadas, portas com abertura para cima e difusor traseiro. Em vez de utilizar fibra de carbono para estrutura e carroceria, o RN30 tem plásticos “de alta performance”, segundo a Hyundai. Por dentro, todos os itens de conforto foram retirados para alívio de peso, enquanto os componentes foram locados para baixo para reduzir o centro de gravidade.
O RN30 tem debaixo do capô um motor 2.0 turbo preparado pela divisão N, recebendo peças forjadas e aumento na pressão do turbocompressor. Com isso, ele gera 380 cv e 46 mkgf de torque, números parelhos a superhatches de respeito como Focus RS e Golf R.
E isso tem lógica, já que esse propulsor irá equipar um modelo de produção em série, o i30 N — com potência reduzida para cerca de 260 cv, mas dessa vez mirando Golf GTI e Focus ST. O conceito tem transmissão automatizada de dupla embreagem em conjunto com a tração integral, além de diferencial de deslizamento limitado – o i30N de série provavelmente terá apenas tração dianteira, como os futuros concorrentes.