Para a fabricante neozelandesa Rodin Cars o único limite são as leis da física, porque se não fosse isso, é bem capaz que o seu hiperesportivo FZERO pudesse ser ainda mais impressionante.
O carro está sendo criado única e exclusivamente para ser o mais rápido do mundo e sem nenhuma restrição imposta para o uso nas ruas ou pistas. Isso permite que a Rodin trabalhe da maneira que bem entender e faça coisas que não vemos por aí, nem na indústria ou no automobilismo.
Um bom exemplo é o fato do FZERO ser, praticamente, todo feito de fibra de carbono, para otimizar seu peso. O seu motor V10 é o menor e mais leve já construído: com 132 kg não é muito mais pesado que um motor 1.8 moderno. Já a caixa de câmbio de oito marchas pesa apenas 66 kg e tem a carcaça feita de titânio em uma impressora 3D.
No total, o hipercarro de 5,50 m de comprimento pesa somente 698 kg. Para efeito de comparação, um Fiat Mobi tem praticamente 2 m a menos de comprimento (3,59 m) e pesa 993 kg.
Com um peso tão baixo, não precisaria de muito para que o carro fosse veloz. Porém, embora seja pequeno, o motor V10 4.0 biturbo é capaz de chegar aos 10.000 rpm e gera 104,62 kgfm e 1175 cv, dos quais 176 cv vem de um sistema auxiliar elétrico. Com isso, o FZERO é checapaz gar aos 360 km/h de velocidade máxima, segundo a montadora.
Graças ao sistema elétrico, há frenagem é regenerativa. Os discos são de carbono com 380 mm e as pinças são feitas de titânio e tem quatro pistões na traseira e seis na dianteira. Já as rodas são da OZ Racing e têm 18”, calçadas com pneus de 300 mm de largura na frente e 360 mm atrás.
Porém, o que realmente impressiona são os incríveis 4.000 kg de downforce que a Rodin diz que o FZERO gera em alta velocidade. A montadora não revela em que velocidade o modelo alcança esse número, mas explica que o modelo é projetado para ser mais rápido que um carro de Fórmula 1 em qualquer pista.
Para David Dicker, CEO da Rodin Cars, o FZERO irá elevar os parâmetros de condução para os níveis mais altos já chegados. “As únicas restrições reais que enfrentamos são as leis da física, e até as levamos ao limite absoluto. Estamos ansiosos para trazer a experiência de condução mais intensa concebível para as pistas de todo o mundo”, explica Dicker.
O Rodin FZERO será limitado em apenas 27 unidades e as primeiras ficarão prontas a partir do próximo ano. A marca ainda não divulgou por quanto ele será vendido.