A situação dos salões automotivos ao redor do mundo já não era boa. O gasto elevado para fabricantes exporem suas novidades esvaziou o grande Salão de Frankfurt em 2019 e agora o evento estuda mudar de cidade. No Brasil, Salão de São Paulo de 2020, que aconteceria em novembro, foi cancelado meses antes do surgimento da Covid-19 após debandada dos fabricantes.
A situação só piorou com a pandemia. Todo o calendário de salões de 2020, inclusos os de Paris e Nova York. O Salão de Genebra de 2021, que aconteceria em março, não só foi cancelado como está à venda.
Mas esta é uma visão ocidental dos eventos, pois na China a visão dos salões é completamente diferente. Tanto que agora, quando a indústria local já ensaia uma volta à normalidade e até os cinemas já funcionam, o Salão de Chengdu foi aberto e é o primeiro dos quatro previstos para acontecer ainda em 2020 no país.
Maior mercado automotivo do mundo, a China também está repleta de fabricantes locais cuja distribuição muitas vezes está concentrada em algumas regiões do país. Os salões acabam sendo um meio de divulgação de seus produtos para o resto do país e do mundo, e também é usado para prospectar possíveis investidores.
Até mesmo as fabricantes ocidentais têm stands no evento. O BMW Série 4 faz sua primeira aparição pública em Chengdu e já está em pré-venda, enquanto a Mercedes aproveitou o evento para lançar a nova geração do GLA na China. Quem também apareceu por lá foi a nova geração do Land Rover Defender.
Quem domina o evento, porém, são as fabricantes locais. A JAC apresentou o Jiayue X8, que nada mais é do que a reestilização do T80 vendido no Brasil. Além da repaginada no visual, ganhou novo motor 1.5 turbo de 184 cv como alternativa ao 2.0 turbo de 210 cv.
Até carros-conceito têm espaço. A SAIC, parceira da Volkswagen na China, ensaia aquela que poderá ser sua nova picape média. A Maxus tem linhas bem marcantes, estreitos faróis de leds e, por dentro, painel dominado pelas telas do quadro de instrumentos e da central multimídia.
Já a WEY, submarca da Great Wall, apresentou o Tank 300, o modelo com maior capacidade off-road de sua história.
As linhas quadradas e os faróis redondos misturam um pouco de Jeep Wrangler e Ford Bronco. O que a WEY divulgou sobre a mecânica também: o SUV terá bloqueios nos diferenciais dianteiro, central e traseiro, que atuarão de acordo com os nove modos de tração predefinidos.
A Chery, por sua vez, levou para o evento o Tiggo 5X renovado. O SUV ganhou frente inteiramente nova, traseira com novas lanternas escurecidas e interior completamente novo, com a tela da central multimídia destacada do painel.
Por enquanto, o modelo será vendido na China sem motor turbo, mas com o 1.5 aspirado de 116 cv combinado com câmbio manual de cinco marchas ou CVT.
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