Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Segredo: Documento confirma Voyage automático e T-Cross no Brasil

Sedã e Gol vão adotar a mesma caixa de seis marchas usada no antigo Golf 1.6

Por Rodrigo Ribeiro
14 mar 2018, 11h20
Montagem Volkswagen Voyage Automático
O câmbio automático convencional será usado no Voyage e Gol (Montagem/Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen ainda nega, mas um documento registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confirmou a produção do Voyage automático no País. Além do sedã, o registro público também antecipa a chegada do T-Cross, futuro SUV compacto nacional da VW.

Tanto o Voyage quanto o Gol irão adotar o mesmo câmbio automático convencional que era usado no antigo Golf 1.6. A caixa fornecida pela Aisin tem seis marchas e recebe o código de AQ160.

volkswagen_gol_5-door_4
O câmbio automático será oferecido nas versões intermediária e topo da linha Gol e Voyage (Divulgação/Volkswagen)

O conjunto irá substituir o câmbio automatizado de uma embreagem SQ200, que chegou a ser aplicado nas versões I-Motion de Gol, Voyage, Fox e SpaceFox.

Continua após a publicidade
Documento INPI VW Automático Voyage
Documento público confirma a chegada do Voyage automático no Brasil (Reprodução/INPI/Internet)

A documentação da fornecedora do ABS para a Volkswagen confirma a informação antecipada por QUATRO RODAS em setembro de 2017.

O câmbio automático convencional será usado no antigo motor EA111 1.6 8V ainda usado na família Gol. A aplicação da caixa da Aisin ao propulsor EA211 1.6 16V, mais moderno, será restrita ao Virtus, que já conta com essa opção na Argentina.

Continua após a publicidade

Principal lançamento do ano

O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã
Projeção do Volkswagen T-Cross (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Outro documento mostra que o desenvolvimento do T-Cross está avançado no Brasil. O SUV derivado do Polo, chamado internamente de VW 216, será a maior novidade da Volkswagen em 2018.

VW1
Arquivo revela montagem dos protótipos do T-Cross no Brasil (Reprodução/INPI/Internet)
Continua após a publicidade

O modelo usa a mesma plataforma MQB A0 do novo Polo e terá versões 1.6 16V e 1.0 12V TSI, com opção de câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco (exclusivo do motor aspirado).

O SUV será fabricado em São José dos Pinhais (PR).

O T-Cross chega para encerrar o hiato de quinze anos de ausência da Volkswagen no segmento de SUVs compactos, criado no Brasil pelo Ford EcoSport.

Além do utilitário de entrada, a Volkswagen ainda terá no Brasil o novo Tiguan e o Tharu, SUV intermediário inédito que se posicionará acima do T-Cross.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.