Segredo: novo SUV popular da VW ameaça matar Gol, Fox e Up! de uma vez
Projeto A0 SUV será produzido em Taubaté a partir de 2022 com proposta similar à do Renault Kwid, porém com dimensões maiores
![Volkswagen Showcar ID. CROZZ](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/12/db2017au01590_large-e1577718511947.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“O SUV dos compactos”. Com este slogan muito bem engendrado – apesar de um tanto forçoso para as características do carro -, a Renault lançou o Kwid no Brasil com um destaque notório.
É mais ou menos isto que a Volkswagen pretende fazer com o projeto A0 SUV em 2022, quando o ainda misterioso modelo começará a ser produzido em Taubaté (SP).
O modelo, cujas informações vêm sendo antecipadas em primeira mão por QUATRO RODAS desde março do ano passado, também terá características de “SUV popular”, embora com dimensões maiores que as do Kwid.
![renault-kwid-outsider](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/08/renault-kwid-outsider-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nossas últimas apurações apontam que o A0 SUV é visto internamente como um “carro com características de SUV”, o que significa que deve ter suspensões e ponto H elevados em relação a um hatchback compacto.
Sua missão primária será substituir o Fox, justamente o “hatch altinho” da marca.
Durante muitos anos, o Fox se aproveitou das características de sua carroceria mais alta em relação ao Gol para fazer sucesso entre os brasileiros, incluindo a exagerada e ainda mais alta versão CrossFox, carregada de maquiagem aventureira.
![Volkswagen CrossFox No facelift de 2010, perdeu quebra-mato e faróis de milha](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/12/crossfox5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como o Fox está em fim de ciclo – atualmente, é vendido em apenas duas versões e, segundo o site Motor1, deve ter sua produção encerrada já em 2020 -, o A0 SUV viria bem a calhar para substitui-lo.
Vale lembrar que o projeto utilizará plataforma modular MQB, a mesma do Polo, com quem deve compartilhar a motorização 1.0 turbo flex (possível numa calibração mais mansa, tal qual o Up!, denominada 170 TSI).
Tanto que, durante a elaboração do visual, desde 2018, os designers o vinham chamando de “Polo SUV”.
Seu comprimento deve ficar na faixa de 4 metros, conforme já indicado por ninguém menos que o presidente da VW na América do Sul, Pablo di Si.
![VW T-Track 1](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/vw-t-track-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É bem mais do que os 3,68 m do Kwid (por isso a comparação entre ambos deve ser comedida), mas ainda aquém dos 4,06 m do Polo, o que denota o caráter compacto e mais popularesco do projeto.
É possível, ainda, que haja uma redução de entre-eixos em relação aos 2,56 m do Polo, o que faria do A0 SUV o veículo de menores dimensões entre todos os carros feitos sobre a plataforma MQB.
Assim, seria possível sua comercialização na Europa com posicionamento abaixo do T-Cross (que, por lá, é construído sobre os 2,56 m do hatch, e não sobre os 2,65 m do sedã Virtus, como no Brasil e na China).
![Volkswagen Gol 1.6 16V MSI automático](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/221.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A grande surpresa é que sua chegada não deve afetar somente a veterana raposa. Com o desejo da VW de emplacar um “SUV de alto apelo popular” no mercado, o futuro dos subcompactos Up! e Gol também está ameaçado.
Segundo um informante, a ideia da fabricante com o A0 SUV é justamente ter um substituto único para seus três hatches de entrada.
Com isso, a Volkswagen reduziria custos de desenvolvimento sem perder rentabilidade (pelo contrário!) nem participação em vendas.
![Volkswagen Up! 2020](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/05/9d4c2692-4926-4522-a5b0-773b6d94d82a-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É importante observar que a Volkswagen possui um projeto A00 voltado à América do Sul, que serviria inicialmente para assumir o lugar de Gol e Up!.
Caso mantenha o nome Gol, este produto terá de ser obrigatoriamente produzido em Taubaté, como parte de um acordo com o sindicato dos metalúrgicos local.
Suas informações ainda são escassas, mas ele deve aproveitar a base PQ12 do Up!, muito mais moderna do que a PQ24 usada nos dias atuais por Gol e Fox.
Ocorre que este projeto, cuja previsão inicial é que ganhasse vida até 2021, encontra-se congelado e não deve se tornar realidade antes do A0 SUV, este já programado para lançamento em 2022.
Até lá, os rumos a serem tomados por Gol e Up! são nebulosos.
Se o Fox tende mesmo a ser descontinuado em breve, QUATRO RODAS entende que o Up! pode passar por uma pequena atualização entre 2020 e 21 para sobreviver até 2024, quando o projeto completará dez anos de mercado.
Já o veterano Gol não deve ser tirado de linha pelo menos até a chegada do A0 SUV, sendo mantido no período como opção de entrada da marca no país, com vendas voltadas especialmente a frotistas.