Com pré-venda agendada para o próximo dia 15 de junho, o Renault Kwid já teria um valor inicial definido. QUATRO RODAS apurou com fontes de mercado que o carro vai custar R$ 29.990 na configuração mais simples.
Caso se confirme, ele chega bem mais barato que os dois principais concorrentes, o Fiat Mobi (que parte de R$ 33.700) e o VW Up! (a partir de R$ 37.990).
Por esse preço, já traria quatro airbags (dois laterais e dois frontais) de série, algo inédio no segmento de subcompactos de entrada, hoje também composto pelos chineses Chery QQ (por R$ 25.990 na nova versão de entrada Smile) e JAC J2 (R$ 36.990).
A aposta na segurança é um claro contraponto à má repercussão gerada pelos resultados dos exemplares indianos em crash-tests. A Renault diz que 80% dos componentes do modelo serão completamente diferentes, com estrutura reforçada. Fala-se em aumento de peso em cerca de 20% por isso.
O motor 1.0 SCe de três cilindros é o mesmo adicionado recentemente à linha Sandero / Logan, com 82 cv com etanol e 79 cv com gasolina, graças ao duplo comando de válvulas variável, na admissão e no escape. O torque chega a 10,5 mkgf com etanol.
Segundo nossas fontes, a altura em relação ao solo (um dos atributos trabalhados pelo marketing, que sugere que o Kwid é o “SUV dos compactos”), será maior até que o do Sandero Stepway.
Em clínicas com potenciais clientes, o espaço interno teria agradado, assim como o porta-malas supostamente maior que o de Up! e Mobi. Em medidas, ele deverá ser menor que o antigo Renault Clio, mas maior que os dois concorrentes atuais da Fiat e VW.
Além da versão de entrada, o Kwid terá pelo menos outras duas configurações superiores. Uma delas poderá ser baseada no conceito aventureiro Outsider Concept, apresentado no último Salão do Automóvel e visto nas fotos acima.