Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Segredo: Renault quer novo Sandero brasileiro refinado como carro europeu

Desvendamos, com exclusividade, o design das versões brasileiras de Logan, Sandero e Stepway, que serão mais refinados e equipados que os Dacia

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 out 2020, 10h46 - Publicado em 13 out 2020, 08h00
Projeção Renault Sandero XJF 2022
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Já está nos planos da aliança Renault-Nissan a racionalização de plataformas. As duas versões da base B0 da Renault e as duas da plataforma V da Nissan serão substituídas pela CMF-B, estreada pelo Clio europeu há alguns anos e já em uso na nova geração dos Dacia Sandero e Logan.

E pode ficar a cargo dos dois compactos, devidamente apadrinhados pela Renault, a estreia da nova base no Brasil em 2022.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

A engenharia dos franceses na fábrica de São José dos Pinhais (PR) já trabalha nos projetos da família, identificada pelo codinome XJF. Diz respeito a Sandero, Logan e Stepway – mais conhecido internamente como VSUVE.

Continua após a publicidade

Por mais que exista gente no Brasil envolvida no desenvolvimento, o projeto ainda foi aprovado pela matriz. Isso não quer dizer, porém, que tudo está perdido: comum o projeto só ganhar vida quando 80% dele já está completo.

Só que há, sim, um atraso. A produção dos novos Logan e Sandero na Romênia e no Marrocos já foi aprovada e a Renault decidiu que eles não serão fabricados na Argentina, como os atuais. Entretanto, a validação da produção dessa geração por aqui e na Colômbia ainda não está assinada.

Projeção do novo Renault Logan
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

O que também não está aprovada é a produção local de um inédito motor três-cilindros 1.0 turbo que os franceses estão desenvolvendo na Índia, que pode surgir mais potente que o conjunto que estreia nos novos Dacia com 101 cv.

Mas não há muita escapatória: ou adota o novo motor, ou a Renault terá muita dificuldade para cumprir a próxima fase das regras de eficiência do Rota 2030. E a combinação com o atual câmbio CVT da Jatco, compartilhado com os Nissan, deverá ajudar nisso.

Uma coisa, porém, que já está definida é que as versões nacionais não seguirão o caminho da eletrificação, como os Dacia, que futuramente terão versão híbrida.

Na comparação com os Dacia Sandero e Logan atualizados, as respectivas versões brasileiras terão muito mais mudanças no visual que nas gerações anteriores. A intenção da Renault é torná-los mais independentes da empresa romena e melhorar a percepção de qualidade por aqui.

Continua após a publicidade

Isso incluirá, também, oferta de equipamentos exclusivos no nosso mercado. Por esse motivo, ensaiamos como seria o design deles com elementos próprios da Renault.

Em relação aos modelos da Dacia, as versões nacionalizadas deverão ter novos para-choques, grade, faróis e lanternas inspirados nos carros da marca francesa para o mercado europeu.

A estratégia do refinamento fica bem evidente nos faróis, muito mais elaborados que os dos Dacia, mas sem enorme prolongamento na direção do para-choque. O que ele ganha são diversos pontos de leds e bloco elíptico, que ainda permitiria ser full-led. Com isso, até mesmo peças de estamparia, como capô e tampa do porta-malas, podem mudar.

O novo Renault Stepway, por sua vez, terá para-choque frontal inspirado nos SUVs da Renault para a Europa.

Continua após a publicidade
Projeção antecipa o visual que será adotado no Brasil pela nova geração do Stepway
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Também é possível que a cabine receba novos elementos, como central multimídia maior e ergonomia melhorada, além de materiais de acabamento e revestimento mais caprichados. Equipamentos mais sofisticados também são esperados, pois a intenção é encarar o Volkswagen Polo sem o estigma de carro de baixo custo.

Claro que, apesar das novidades estéticas e melhoria na qualidade, as dimensões deverão continuar iguais às dos irmãos romenos e que, no caso do Sandero, se mantêm próximas à geração anterior.

Em comparação com o hatch vendido nos dias atuais, a nova geração pode crescer apenas 1 cm no entre-eixos (que terá 2,60 m), enquanto o Logan chegará aos 2,64 m. Outro detalhe é que o porta-malas também será praticamente o mesmo, 8 litros maior, com 328 litros.

Continua após a publicidade

Como já aconteceu com a nova geração do Duster, que estreou por aqui no segundo semestre de 2019, Logan e Sandero atualizados têm o para-brisa um pouco mais inclinado. Além disso, a marca rebaixou o teto em 1 cm e alargou os para-lamas para melhorar a silhueta da dupla.

Também é importante dizer que, na versão romena, o vão livre do solo não foi alterado, mesmo com câmbio automático CVT. Isso pode colocar fim à estranha solução adotada por aqui, onde ambos os modelos têm suspensão elevada emprestada do aventureiro Stepway para comportar a transmissão continuamente variável, que ficaria sujeita a acidentes com a altura normal por estar mais exposta que a caixa manual. Mas é claro que não será nenhuma surpresa se a geometria original sofrer algum tipo de modificação para suportar os buracos das vias brasileiras.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.