O Volkswagen Taigun fez sua pré-estreia mundial no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012. Derivado do Up!, o SUV compacto estava previsto para chegar ao mercado em 2016. Até preço ele já tinha: se na Europa ele custaria 16 mil euros, no Brasil o carro seria posicionado abaixo do Ford EcoSport.
A marca repaginou o utilitário esportivo no Salão de Nova Déli de 2014, acrescentando o suporte externo de estepe na tampa traseira.
Dois anos depois, porém, surgiu a notícia de que a VW havia desistido do projeto. A justificativa seria uma possível fragilidade da plataforma NSF (New Small Family), empregada no subcompacto Up!. Outro motivo seria o tamanho, já que os alemães teriam considerado o SUV pequeno demais.
Logo apareceu outra versão para a morte do Taigun: a reprovação da plataforma não seria por problemas de qualidade, mas de custos.
Sua produção também teria sido barrada pela necessidade de fabricar uma grande quantidade de peças próprias em relação ao Up!. Isso encareceria demais o projeto, algo que não ocorreu com os novos T-Cross (derivado do Polo) e do T-Roc (derivado do Golf).
O tempo passou mais um pouco e agora, ao que tudo indica, a VW conseguiu viabilizar o projeto do Taigun. O SUV compacto deve chegar ao mercado em 2020 compartilhando a plataforma com o Up! e os conjuntos motor/câmbio com o recém-apresentado Polo: 1.0 MPI com câmbio manual de cinco marchas e 1.0 TSI com caixa automática de seis velocidades. A tração seria dianteira nos dois casos.
A principal novidade, entretanto, estará no nome. Em vez de Taigun, a nova identificação deverá ser T-Track, de acordo com a publicação alemã Auto Bild.
Detalhes do T-Track:
Porte:
Terá cerca de quatro metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 1,80 metro de altura.
Design:
Projeções se baseiam no estilo dos lançamentos recentes da VW.
Motorização:
Vai compartilhar motores 1.0 (MPI e TSI) e câmbios (manual e automático) com o Polo.