Sem rivais no Brasil, Ram cresceu 87% nas vendas em 2021
Com duas picapes de R$ 470.000 e espera de meses, Ram bateu com facilidade o recorde de vendas de 2020
Sozinha no segmento de picapes grandes no Brasil, sem a rivalidade das Chevrolet Silverado, Ford F-150 ou Toyota Tundra, a Ram conseguiu um feito em 2021. Com 2.760 emplacamentos, registrou um crescimento de 87,1% na comparação com 2020.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
É um recorde absoluto, ajudado pela chegada das primeiras unidades da Ram 1500, com motor V8 5.7 a gasolina de 400 cv, em abril. Sozinha, respondeu por 533 unidades. O primeiro lote, de 100 carros, esgotou em 18 horas ainda em abril de 2020.
A Ram 2500, com motor seis cilindros 6.7 turbodiesel de 365 cv, garantiu outros 2.227 emplacamentos, número 51% maior que os 1.476 de 2020. Foi o veículo acima dos R$ 400.000 mais vendido do Brasil em 2020.
Hoje, tanto a Ram 2500 Laramie (importada do México) quanto a Ram 1500 Rebel (norte-americana) custam os mesmos R$ 469.990 e dividem o título de picapes mais caras do Brasil. Ambas costumam ter fila de espera, mas, no caso da Ram 1500, a espera chegava a 10 meses no fim de 2021.
Ram 2500 Laramie 2022
Na linha 2022, a maior picape Ram disponível no Brasil ganhou nova grade com barras horizontais e ainda mais detalhes cromados que a antecessora. As rodas guardam parte do visual de 2021, mas receberam algumas atualizações.
Na traseira, a novidade não está no design, mas sim na praticidade. A tampa da caçamba recebeu iluminação em LED sobre a maçaneta, o que facilita para quem quiser engatar um reboque à noite.
A 2500 também tem uma nova central multimídia Uconnect que, segundo a marca, está mais rápida e tem Android Auto e Apple CarPlay wireless. O ar-condicionado agora tem filtro N95, que barra o vírus da COVID-19.
Mas a principal novidade será o retorno da série Night Edition, sucesso em 2020. Por fora, os detalhes cromados ficam pretos, ou então adotam a cor da carroceria e um conjunto de cinco luzes se destacam logo acima do para-brisa dianteiro. Na cabine, o acabamento é sempre preto, diferente do bege da versão padrão.
No quesito tecnologia a Night Edition tem controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem e sensor de permanência em faixa com correção ativa. Para quem gosta de música, a versão especial tem sistema de áudio premium Harman Kardon de 16 alto-falantes, subwoofer de 10” e 750W de potência, mesmo conjunto presente no Jeep Commander.
Ela tem ainda carregador de telefone por indução, aquecimento dos assentos traseiros laterais e retrovisor interno digital, que reproduz a imagem do exterior em alta definição. Por fim, a picape tem estribo elétricos retráteis, que só aparecem ao abrir uma das portas e ajudam a melhorar a aerodinâmica da picape, como informa a Ram.
Ram 1500 2022
A Ram 1500 Rebel seguiu os passos da irmã maior, pelo menos na tecnologia. A picape teve as mesmas melhorias na central multimídia e adição do filtro N95 no ar-condicionado. Ela também tem luz de LED na maçaneta da caçamba.
Por fora, a versão atual se baseou no pacote de acabamento Level II do modelo 2021. Agora, por padrão, todos os acabamentos externos, incluindo logotipo, rodas e anteparo do para-choque dianteiro, são pretos.
Debaixo do capô, como dito, a Ram 1500 Rebel mantém o V8 HEMI 5.7 de 400 cv e 56,7 kgfm, capaz de fazer a picape ir de 0 a 100 km/h em 6,4 s. O motor está acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas.
Já a Ram 2500 Laramie tem o motor turbo diesel de 6,7 litros, que gera 365 cv e 110,6 kgfm, garantindo uma capacidade de reboque de 7.861 kg, segundo a montadora. A transmissão é automática com seis marchas.