Rumores vindos diretamente do Japão indicam que a Nissan tem bons planos para dois de seus esportivos. De acordo com o site japonês Best Cars, a fabricante estaria planejando uma versão final para o mítico Nissan GT-R, assim como uma variante Nismo para o Z.
A aposentadoria do GT-R era questão de tempo, afinal, o modelo completa 15 anos em dezembro. Inclusive, as encomendas do esportivo já estavam suspensas, gerando uma incerteza sobre seu futuro.
A principal mudança que a mídia japonesa especula para o Nissan GT-R seria a adição de uma asa traseira pescoço de cisne. Esse tipo de asa é usada no automobilismo e ajuda a diminuir a pressão do ar na parte de baixo do aerofólio.
Também espera-se algumas mudanças leves no visual, nada que seja mais chamativo que a nova asa. Além disso, o motor V6 3.8 biturbo de 572 cv e 64,5 kgfm também deve receber ajustes, que visam melhorar o desempenho e deixá-lo mais silencioso, já que o Japão adotou novas normas de emissão de ruído neste mês.
Enquanto isso, o Nissan Z, que foi lançado há pouco tempo no Japão e EUA, receberá mudanças mais significativas. Isso porque o modelo terá uma versão especialmente preparada pela Nismo, divisão esportiva da montadora.
Porém, como citado pelo site japonês, o motor deve continuar sendo o V6 3.0 biturbo de 405 cv e 48,4 kgfm, que pode ficar ou não mais potente, embora tudo indique que sim. O que também não muda são as opções de câmbio, que permanecem sendo o manual de seis marchas e o automático de nove.
O que de fato será revisado no Z é o conjunto de suspensão e os freios. O modelo começou a ser usado em corridas de resistência e é provável que a Nismo utilize tecnologia das pistas na versão de rua. Claro, que o modelo também receberá detalhes estéticos exclusivos para se diferenciar das versões padrão, como as rodas de 20’’.
Os japoneses especulam que o Z Nismo custe entre 8 e 9 milhões de ienes, algo entre R$ 280.000 e R$ 315.000 em conversão direta. Tanto a nova versão do Z, quanto o último GT-R estão previstos para estrear a partir do segundo semestre de 2023.