Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) mostrou mais uma vez que está determinado a conseguir sua primeira vitória na categoria principal depois de ter garantido sua segunda pole na temporada 2011 da MotoGP. O italiano marcou o tempo de 1m34,718s, ficando apenas 0,009s a frente de Ben Spies, da Yamaha Factory Racing. Já Casey Stoner marcou 1m35,008s com a sua Repsol Honda e ficou com a terceira melhor marca para o GP de Assen.
Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) conseguiu o quarto tempo do dia, com 1m35,143s, seguido de Andrea Dovizioso. Cal Crutchlow, da Monster Yamaha Tech 3 Team, terminou com a sexta posição apesar de ainda estar se recuperando da fratura da clavícula sofrida há duas semanas em Silverstone.
Karel Abraham (Cardion AB Motoracing) colocou sua Ducati em sétimo com 1m35,742s, sendo o melhor representante da marca italiana. Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3 Team) veio a seguir, com mais 0,076s de desvantagem, enquanto Nicky Hayden (Ducati Team) e Randy de Puniet (Pramac Racing) fecharam a lista dos dez primeiros.
Valentino Rossi fez várias visitas às boxes buscando o melhor acerto para a Ducati GP11.1, mas foi obrigado a se contentar com a 11ª posição. O substituto de Dani Pedrosa na Repsol Honda, Hiroshi Aoyama, sairá em 12º.