SsangYong testa o SUV de 7 lugares Tivoli XLV no Brasil
Sem representação oficial desde 2015, marca deve retornar ao país em 2018 apostando nos SUVs
A SsangYong voltará ao Brasil a partir do ano que vem. Segundo informações do portal G1, o anúncio oficial será realizado em setembro pelo grupo JLJ, empresa sediada em Salto (SP) nomeada como nova representante da marca no país.
Nosso repórter Mateus Silveira flagrou o Tivoli XLV realizando testes de rodagem em São Paulo (SP). A versão de sete lugares do Tivoli (um SUV compacto do porte de Jeep Renegade e Honda HR-V) estreou no Salão de Genebra de 2015.
Apesar de manter os 2,60 metros da distância entre-eixos, o XLV é 24 cm mais longo do que o Tivoli convencional, chegando aos 4,44 metros. Ambos são equipados com um motor 1.6 de quatro cilindros em linha, entregando 128 cv e torque máximo de 16,3 mkgf.
Há duas opções de transmissão (manual ou automática, as duas com seis marchas) e uma opção movida a diesel de 115 cv – que não deve ser oferecida no Brasil.
A lista de equipamentos (entre itens de série e opcionais) inclui 7 airbags, controles de estabilidade e de tração, frenagem de emergência, ar-condicionado digital bizona, alerta de permanência em faixa, destravamento das portas e partida sem chave e reconhecimento de placas de trânsito.
Além de exibirem uma nítida evolução no design em relação aos antigos modelos vendidos aqui (como o Actyon e o Rexton), os últimos modelos da SsangYong também se mostraram mais seguros. No caso do Tivoli, a avaliação do EuroNCAP indicou até quatro estrelas se o modelo contar com todos os itens de segurança.
De origem coreana, a SsangYoung hoje é controlada pela indiana Mahindra. Além do XLV alongado, o Tivoli também deve vir na versão normal, para concorrer com os principais SUVs compactos do mercado.
Ambos os modelos têm um planejamento certamente atrelado à expectativa de que o IPI de 30 pontos percentuais para veículos importados vá cair com o fim do programa Inovar Auto, cuja vigência termina no final de 2017.
Caso isso se confirme, as previsões para o XLV podem até ser mais promissoras, caso ele consiga se estabelecer como uma das opções mais em conta para quem precisa de sete lugares.