Stellantis contrata brasileiros para baratear desenvolvimento de carros
O grupo está investindo em engenheiros brasileiros e de outros países subdesenvolvidos por custarem até 30% menos que os americanos e europeus
Instalar linhas de produção em países em desenvolvimento é uma estratégia antiga da indústria, não só da automotiva. No geral, as empresas ganham incentivos para se instalarem nesses locais e se aproveitam da mão-de-obra mais barata para reduzir custos.
Mas, de acordo com a Bloomberg, a gigante Stellantis está adotando a mesma estratégia também para o desenvolvimento. Segundo o site, a empresa dona de Jeep, Fiat, Peugeot, Citroën, Ram e outras marcas, tem buscado cada vez mais engenheiros em países como o Brasil, Índia e Marrocos. E o motivo é justamente o salário mais baixo desses profissionais.
“Sempre há mais potencial quando se trata de disciplinar custos. Vamos continuar a otimizar nossos custos de mão-de-obra”, disse a diretora-financeira Natalie Knight.
A publicação afirma que, enquanto os engenheiros de países menos desenvolvidos ganham salários de US$ 53.000 por ano (cerca de R$ 300.000), a empresa gastaria mais de US$ 150.000 (R$ 760.000) para contratar alguém nos Estados Unidos ou Europa.
O motivo para isso seria a grande competitividade das montadoras chinesas. Atualmente, elas são as únicas que conseguem desenvolver e produzir carros elétricos pelo mesmo custo de um a combustão. Muito disso deve-se à mão de obra mais barata encontrada na China.
Essa mudança na visão da empresa já pode ser vista. No mês passado, a Stellantis demitiu cerca de 400 funcionários da sua sede americana em Auburn Hills, Michigan. Todos ocupavam cargos de engenharia, trabalhando em áreas como calibração de veículos e eletrônicos e controles.
Em contrapartida, a empresa anunciou que está contratando engenheiros eletrônicos no México. Enquanto isso, aqui no Brasil, a empresa pretende contratar mais 500 funcionários, todos para cargos de engenharia, segundo o Emanuele Cappellano, diretor de operações da América do Sul.
Atualmente, a Stellantis já tem um quadro de aproximadamente 4.000 funcionários e boa parte dos engenheiros que operam por aqui trabalham também em projetos globais.