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Stellantis investe na Argentina para fabricar nova Fiat Titano e motor

Ciclo de investimentos irá de 2025 até 2030 e os primeiros modelos devem sair da fábrica já no ano que vem

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 5 set 2024, 17h43 - Publicado em 5 set 2024, 15h04
Fiat Titano ranch
Baseada na Peugeot Landtrek, a Titano herda quase todo o visual da parente (Divulgação/Quatro Rodas)
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A Stellantis está se mexendo para assumir a produção das Fiat Titano e Peugeot Landtrek. Hoje as picapes têm montagem terceirizada, feita pela Nordex no Uruguai, mas sem um volume adequado para atender toda a América Latina.

O primeiro passo foi dado. A Stellantis anunciou um investimento equivalente a R$ 2 bilhões na fábrica de Córdoba, na Argentina, destinados para uma nova família de veículos e um novo motor, em ciclo que irá de 2025 até 2030.

Peugeot Landtrek
(Divulgação/Peugeot)

Este anúncio foi feito pelo presidente da Stellantis na Argentina, Martín Zuppi, em entrevista ao portal Cadena 3. Poucas horas depois, a empresa divulgou os planos para a imprensa brasileira. De acordo com o executivo, o aporte será utilizado para desenvolver uma nova família de veículos e a produção de um motor, tanto para o mercado argentino quanto para exportação.

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Zuppi nem deixou espaço para especulações e já afirma que a nova linha de produção terá uma picape. A informação meio que confirma o Projeto KP1, que seria a fabricação da Fiat Titano e suas “irmã” Peugeot Landtrek na Argentina.

A picape não será o único produto. “Não é necessariamente um investimento em um modelo em particular, mas o que estamos fazendo é o desenvolvimento para que possamos fazer diferentes modelos dentro da fábrica. Isso é muito benéfico para a Stellantis porque permite à empresa alterar a produção no futuro e que estaremos preparados para o que vier como investimento”, explica.

fiat cronos s-design 1.3 cvt
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O presidente cita o caso do Fiat Cronos, o único carro feito em Córdoba atualmente, dizendo que ele “funciona muito bem no mercado argentino”, mas que terão outros tipos de modelos. O sedã compacto ainda tem um desempenho morno no Brasil, mesmo que tenha crescido nas vendas nos últimos anos.

Na apresentação feita no Brasil, a Stellantis afirma que estes novos carros não utilizarão a plataforma MP do Cronos e nem a CMP dos Peugeot 2008 e Citroën C3, sendo feitos com uma nova arquitetura.

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Sem comentar muito sobre qual motor foi escolhido para a produção na Argentina, o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, disse à QUATRO RODAS que será vendido no Brasil e que “tem que ter a flexibilidade para adotar novas tecnologias, podendo ser flex e receber uma eletrificação”. Uma possibilidade é o 2.2 turbodiesel de 180 cv, justamente o motor que equipa a Titano.

Falando de datas, Zuppi revela que a produção dos novos veículos está prevista para 2025 e que os planos estão bem avançados, a ponto que a empresa já está contratando mais funcionários. O complexo hoje emprega quase 1.500 pessoas e o executivo fala de dobrar este número.

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