Stellantis terá primeiro cockpit virtual do mundo para desenvolver carros
Cockpit virtual usa software da Blackberry para acelerar em até 100 vezes o desenvolvimento de sistemas de infoentretenimento
Conforme a tecnologia dos carros avança, a maneira com que eles são desenvolvidos também vai ficando mais elaborada e o maior benefício disso é o menor tempo que se leva para desenvolver um carro. Pensando nessa economia de tempo, a Stellantis anunciou durante o CES 2024, em Las Vegas, nos Estados Unidos, como vai desenvolver as cabines de seus modelos daqui para frente.
O conglomerado usará a primeira plataforma de cockpit virtual, que combina o software QNX Hypervisor da BlackBerry junto com o sistema de armazenamento em nuvem Amazon Web Services. Como o nome sugere, esse novo método replica, de maneira virtual, o painel de qualquer modelo que os desenvolvedores quiserem, acelerando o processo de desenvolvimento em até 100 vezes.
Em outras palavras, não será mais necessário que os desenvolvedores, de fato, criem um protótipo físico dos interiores, já que a plataforma pode simular o ambiente que quiserem. Segundo a Stellantis, a tecnologia é capaz replicar fielmente entradas gráficas, de áudio, touchscreen, mouse e teclado exatamente como um carro de verdade, com a vantagem de não precisar alterar o software principal.
Outro benefício é a possibilidade de fazerem alterações em tempo real, levando em consideração os feedbacks dos clientes, o que torna o processo de desenvolver e aprimorar sistemas de infoentretenimento muito mais rápido e prático. O ganho de tempo é tão grande, que de acordo com a Stellantis o trabalho que levaria um mês inteiro da maneira tradicional é feito em apenas um dia com o virtual cockpit.
“Com o nosso cockpit virtual, estamos revolucionando não só a nossa abordagem, mas também a dos nossos fornecedores e parceiros na indústria. Essencialmente, somos capazes de nos aproximar das necessidades dos nossos clientes através desta tecnologia com ciclos de desenvolvimento, de feedback e entrega mais rápida da tecnologia que eles usam e adoram. É um salto em direção à inovação e eficiência que priorizam o cliente no mundo automotivo”, diz Yves Bonnefont, diretor de software da Stellantis.
A Blackberry vai apresentar durante o CES 2024, que ocorre entre os dias 9 e 12 de janeiro, uma demonstração de como o QNX Hypervisor funciona, mas que não será vinculado a nenhuma marca. A empresa também anunciou que vai disponibilizar a tecnologia para o uso geral, logo, outras montadoras também poderão acelerar seu processo de desenvolvimento utilizando o cockpit virtual. Mais detalhes serão anunciados ainda em 2024.