A Fiat Strada 2022 chegou ao mercado em um momento complicado. Teve seu lançamento adiado por conta das consequências da pandemia e finalmente chegou às concessionárias em junho de 2020. Mas desde então tem fila de espera, puxada pela Strada Volcano topo de linha com motor 1.3.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8.90
Todo o revés não foi o suficiente para segurar a picape compacta líder de mercado há 20 anos. O modelo superou todas as expectativas com altas vendas e chegou a desbancar o Chevrolet Onix ao atingir o inédito posto de veículo mais vendido do Brasil em setembro do mesmo ano.
A nova Fiat Strada 2022 introduziu a segunda geração do modelo e trouxe grandes novidades como a carroceria “Plus”, que substituiu as antigas cabine estendida e cabine simples.
A configuração de cabine dupla, agora com quatro portas, ganhou espaço para cinco ocupantes na segunda fileira de bancos, todos com cinto de três pontos e encosto de cabeça.
Essas mudanças foram acompanhadas de uma profunda reformulação estética e a introdução do moderno motor 1.3 Firefly nas versões intermediária e topo de linha. O propulsor é menos potente, mas, segundo nossos testes, muito mais econômico.
O novo modelo ficou maior, o que proporcionou melhorias na capacidade de carga, que agora chega aos 720 kg e 1.354 L nas opções de cabine plus.
A picape é oferecida em três versões (Endurance, Freedom e Volcano) e dois tipos de carroceria (cabine plus e cabine dupla), exceto para a versão topo de linha, Volcano, que conta apenas com a cabine dupla.
Motores da Fiat Strada 2022
A nova Strada 2022 é equipada com dois motores distintos. Para a versão de entrada, Endurance, a Fiat optou por manter o antigo motor 1.4 Fire EVO de 88/85 cv de potência e 12,5/12,4 kgfm.
Para a Strada Volcano e a versão intermediária Freedom fora introduzido à linha o novo Firefly 1.3 de 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm que também equipa os modelos Argo e Cronos.
Em todas as configurações disponíveis, a motorização é acompanhada de um câmbio manual de cinco marchas.
Fiat Strada 2022 – Preço e Versões:
– Strada 2022 Endurance 1.4 Cabine Plus (R$ 81.990)
– Strada 2022 Endurance 1.4 Cabine Dupla (R$ 89.490)
– Strada 2022 Freedom 1.3 Cabine Plus (R$ 87.990)
– Strada 2022 Freedom 1.3 Cabine Dupla (R$ 92.990)
– Strada 2022 Volcano 1.3 Cabine Dupla (R$ 97.990)
Principais itens de série e opcionais de cada versão da Strada 2022
– Strada Endurance 1.4 Fire
Ar-condicionado; controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; direção hidráulica; volante com ajuste de altura; preparação para som (cabeamento); computador de bordo; cinto de segurança com ajuste de altura; luz diurna (DRL); porta-escada; caçamba com protetor, iluminação e tampa com alívio de peso; e rodas de aço com pneus 195/65 R15. A opção de cabine dupla também conta com airbags laterais.
Opcionais:
Pack Worker: alarme; travas e vidros elétricos; fechadura elétrica da caçamba; brake light; e banco do motorista com ajuste de altura. (R$ 2.500)
Pack Audio: rádio; porta USB frontal; e volante multifuncional. (R$ 1.500)
Pack Tech: multimídia com tela de 7 polegadas; display digital de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos; duas portas USB; câmera de ré; e sensor de estacionamento. (R$ 3.490)
Pack Safety: Adiciona airbags laterais à opção de cabine plus. (R$ 2.000)
– Strada Freedom 1.3 Firefly
Todos os equipamentos da versão Endurance mais direção elétrica; brake light; banco do motorista com ajuste de altura; travas, vidros e retrovisores elétricos; chave com telecomando; alarme; display digital de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos; sensor de pressão dos pneus; rádio; porta USB frontal; volante multifuncional; porta-luvas com iluminação; alça de segurança para passageiro; rodas de liga leve aro 15; maçanetas e retrovisores na cor da carroceria; e faróis de neblina. Como na versão básica, a carroceria de cabine dupla adiciona airbags laterais.
Opcionais:
Pack Tech: multimídia com tela de 7 polegadas; câmera de ré; sensor de estacionamento. (R$ 2.990)
Pack Safety: Adiciona airbags laterais à opção de cabine plus. (R$ 2.000)
– Strada Volcano 1.3 Firefly
Equipamentos da versão Freedom, mais vidros elétricos na traseira; bancos com tecido em relevo e faixas de material que imita couro; multimídia com tela de 7 polegadas; duas portas USB; câmera de ré; sensor de estacionamento; volante de couro; jogo de tapetes; faróis de LED; capota marítima; barras longitudinais no teto; santantônio; e pneus 205/60 R15.
Opcionais:
Rodas de liga leve aro 16. (R$ 2.500)
Consumo da nova Strada 2022
Em nossos testes, a Fiat Strada 2022 Endurance equipada com o antigo motor 1.4 teve médias de 11,4 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.
Já o novo motor Firefly 1.3 compensou sua evidente perda de potência, se comparado com E.torQ 1.8 da antiga geração (109 cv contra 132 cv) com números de consumo muito mais atraentes.
Equipando a versão topo de linha, Strada Volcano, o propulsor rendeu médias de 12,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina.
Dimensões e capacidade de carga da Strada 2022
A nova Fiat Strada 2022 cresceu em suas dimensões. São 19 mm a mais em seu comprimento, que agora soma 4,45 metros. A nova largura de 1,73 m também recebeu um bom acréscimo que possibilitou um aumento do espaço interno que pode ser enxergado, principalmente, na opção de cabine dupla que, agora, comporta cinco passageiros.
A Distância entre-eixos recebeu mais 18mm, totalizando 2,73 metros.
Todas essas mudanças, além de influenciarem na capacidade de passageiros, também melhoraram a capacidade de carga da caçamba: 720kg e 1.354 litros de volume nas opções de cabine plus e, para a cabine dupla, 650 kg de capacidade e 844 litros de volume de carga.
Preços das Revisões da Fiat Strada 2022 1.4 Fire
10.000 km – R$ 232,00
20.000 km – R$ 436,00
30.000 km – R$ 704,00
40.000 km – R$ 668,00
50.000 km – R$ 408,00
60.000 km – R$ 1.276
Preços das Revisões da Fiat Strada 2022 1.3 Firefly
10.000 km – R$ 316,00
20.000 km – R$ 528,00
30.000 km – R$ 484,00
40.000 km – R$ 1.068,00
50.000 km – R$ 504,00
60.000 km – R$ 636,00
Galeria de fotos da nova Strada
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital