Desde que descontinuou o Tribeca, em 2014, a Subaru carece de um SUV com três fileiras e sete lugares. Para tapar este buraco, a marca apresentou o Ascent, um conceito que antecipa o novo utilitário esportivo de mesmo nome, com produção confirmada para 2018 – por enquanto exclusiva para o mercado norte-americano.
Por fora, o conceito se baseia em outro protótipo, o Viziv-7, de 2016. No entanto, o Ascent já deve ser considerado muito próximo das linhas finais do utilitário de produção, com faróis em forma de ferradura, grandes aberturas dianteiras, lanternas interligadas por uma barra e paralamas musculosos nas laterais.
Por dentro, o SUV conceitual apresenta um refinamento incomum para a marca, e também antecipa os formatos finais da cabine, apesar dos exageros na iluminação e em alguns materiais. O painel tem três telas digitais: uma no quadro de instrumentos e duas (superior e central) no console.
A segunda fileira tem dois bancos individuais com ajustes elétricos e mesinhas dobráveis, enquanto a terceira abriga até três passageiros. O teto solar panorâmico abrange todo o compartimento,
Programado para ser lançado em 2018 nos Estados Unidos, o sete lugares brigará diretamente com os também novos Chevrolet Traverse e Volkswagen Atlas (ambos apresentados durante o Salão de Detroit deste ano). São 5,05 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,89 metro de altura – medidas próximas as do Atlas, com 5,04, 1,98 e 1,77, respectivamente.
Ele também será responsável por inaugurar uma nova motorização boxer 2.4 turbo de injeção direta e quatro cilindros, de potência e torque ainda desconhecidos. A tração será nas quatro rodas.