Subaru XV agora é Crosstrek e equipado com motor boxer híbrido
Apesar da padronização do nome, o visual do modelo segue bem característico com seus adereços plásticos
Apresentado ao mundo em 2011 como uma versão aventureira (de verdade!) do Impreza, o Subaru Crosstrek chega à sua terceira geração. Caso você tenha reconhecido o característico estilo, mas não o nome do modelo, não se preocupe: estamos mesmo falando do conhecido Subaru XV, que deixa o antigo nome no passado e passa por um “rebatismo” para 2023.
As aspas em “rebatismo” na frase acima têm explicação. Até então, o crossover possuía os dois nomes, XV e Crosstrek, que variavam de acordo com os mercados – tanto no Brasil, quanto no Japão, a nomenclatura XV era a utilizada. Agora, por uma padronização global, o nome Crosstrek será usado no mundo todo.
Dadas as explicações, vamos ao carro, que mantém seu desenho característico cheio de vincos e com um grande uso de peças plásticas sem pintura, como nos para-lamas e nos para-choques. Na linha 2023, o modelo tem novos faróis, menores e mais arredondados (que adiantam o visual do novo Impreza) ligados à grade.
Na traseira, as lanternas ficam semelhantes às do Forester, com duas pontas invadindo a tampa do porta-malas. As dimensões são praticamente idênticas às do XV antigo, com 4,5 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,58 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. A principal diferença está no comprimento, 1,5 centímetro maior no novo Crosstrek.
O interior do modelo aderiu à linguagem já aplicada ao novo WRX, com uma grande tela vertical de 11,6 polegadas que abriga não apenas a central multimídia, mas também comandos como os de ar-condicionado, que desapareceram do console. O quadro de instrumentos, aparentemente, adere ao formato do novo Honda City, com um mostrador analógico e uma tela lateral.
Aventureiro e híbrido
Montado sobre uma versão atualizada da plataforma modular Subaru Global Platform (SGP), o Crosstrek é equipado com o conjunto e-Boxer, que combina um motor 2.0 a gasolina a um sistema elétrico.
Não foram divulgados números do motor, já que a Subaru afirma ter feito “ajustes” no motor a combustão para aprimorar o desempenho e o nível de ruídos, mas se sabe que ele é acompanhado de um câmbio CVT, de uma tração integral e de uma direção elétrica assistida de pinhão duplo.
Entre as tecnologias de condução presentes no modelo estão sistemas de frenagem automática com detecção de pedestre e ciclistas, câmeras 360° com função 3D e faróis full-LED.