Substituto do Audi A3 será elétrico e estreia antes do previsto
Marca anuncia 20 lançamentos até 2025 e mais da metade deles movidos somente a bateria; os Audi a combustão já tem data para acabar
Pode ser que o nome continue, mas fato que o próximo Audi A3 — ou seu substituto batizado de forma diferente— será elétrico. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (16) pelo CEO Markus Duesmann durante a conferência anual da marca, na Alemanha.
Segundo o executivo disse à revista inglesa Autocar, a marca vai ter 20 lançamentos até 2025, sendo mais deles elétricos. A partir de 2027, segundo Duesmann, a estratégia será oferecer veículos a bateria com as quatro argolas na grade em todas as categorias. O fim definitivo dos Audi a combustão estaria marcado para 2033.
Entre estes lançamentos está um hatch do porte do atual A3, segundo o CTO da Audi, Oliver Hoffman. De acordo com a publicação britânica, o novo carro usaria a plataforma do Volkswagen ID.4 e teria autonomia para mais de 640 km.
A revista especula ainda sobre versões esportivas S3 e RS3, que poderiam usar mais motores e tração nas quatro rodas para melhorar o desempenho. O esperado é que se tenha, também, a carroceria hatch de 5 portas e a sedã, como é a linha A3 atual.
Antes do novo compacto, a marca deve começar a onda de lançamentos pelo Q6 e-tron, aguardado para o final deste ano.