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Sucesso do novo Polo faz Volkswagen voltar atrás em layoff de fábrica

Vendas significativas do Polo levaram montadora a trocar suspensão de contratos de trabalho por férias coletivas de 10 dias em Taubaté (SP)

Por Lukas Kenji
24 jul 2023, 11h51
Volkswagen Polo Track 2023
Nenhum carro saiu tanto com desconto do Governo Federal quanto o VW Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Volkswagen voltou atrás na decisão de suspender o contrato de trabalho de 800 trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP). Em vez disso, a montadora vai adotar férias coletivas de 10 dias para dois turnos da unidade. A pausa começa na próxima segunda-feira (31).

De acordo com comunicado enviado pela Volks no último domingo, o cancelamento do layoff se deu “em razão do bom desempenho do modelo Polo”. O hatch foi o veículo mais vendido do País nos últimos dois meses. Só em novembro, ele teve 9.949 unidades emplacadas. O Polo Track, versão mais barata do modelo, tem produção baseada na planta do interior paulista.

Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) (Divulgação/Volkswagen)

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) comemorou a medida ao afirmar que as férias vão inibir demissões. No entanto, o presidente da entidade, Claudio Batista, ponderou que “enquanto os juros continuarem altos, todo o setor ainda estará sujeito a paradas temporárias”.

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Polo Track
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A suspensão do contrato de trabalho de um terço dos funcionários de Taubaté havia sido anunciada pela Volkswagen na última terça-feira (18). Ela seria adotada a partir de 1º de agosto e afetaria um turno da produção.

“A fábrica de São José dos Pinhais (PR) segue com um turno em layoff desde 5 de junho. As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São Carlos (SP – motores) estão operando normalmente”, detalhou a Volkswagen em nota.

O layoff em Taubaté foi anunciado uma semana após o término do subsídio do governo federal ao setor automotivo, que deu créditos de até R$ 8.000 apenas para a venda de automóveis. Deste montante, R$ 100 milhões foram solicitados pela Volkswagen, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

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