Sucessor do Clio RS? Alpine antecipa futuro esportivo elétrico da Renault
Esportivo é mostrado como conceito próximo ao produto final; motorização ainda não foi divulgada, mas a certeza é de que será elétrico
O futuro repete o passado e exemplo disso é que o próximo hot hatch elétrico da Renault vai ter nome e cara de carro antigo. Pelo menos é o que podemos esperar ao ver o conceito Alpine A290_ß (leia “A290 beta”), que antecipa a novidade que só chegará, em versão final, em 2024.
Na prática, ele é uma versão mais nervosa de outro conceito, o Renault R5 Turbo 3E, revelado no ano passado. Ambos são inspirados no desenho do Renault 5, lançado em 1972 e que sobreviveu até 1996 quando deu lugar para o Clio.
O Alpine se diferencia do Renault por ser mais largo, usar rodas de 20 polegadas, um aerofólio gigantesco e simpáticos faróis de milha saltados do capô, uma marca da Alpine. Antony Villain, diretor de design da subsidiária da Renault, disse à revista inglesa Auto Express que o conceito está bem próximo da produção final.
“No entanto, o interior é uma homenagem às corridas. Teremos um layout mais convencional para o carro de produção”, afirmou. No conceito, o interior é feito em formato de seta para, segundo a Alpine, realçar a posição central de direção e “transmitir uma sensação de velocidade, desempenho e controle total”.
O conjunto mecânico é outro mistério. A publicação britânica AutoExpress afirma que o conceito tem dois motores elétricos, enquanto a versão final terá apenas um. Mas, se a Renault quiser mesmo honrar o nome Alpine, o carro final terá que ser forte.
Já na construção, são prometidos materiais robustos e leves, como alumínio, e um grande foco em aerodinâmica. O modelo final será produzindo sobre a plataforma CMF-B EV e deverá ter proporções muito semelhantes às do protótipo, que tem 4,05 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura. A Alpine diz que o entre-eixos é curto e as bitolas são largas, o que aprimora a condução esportiva do hatch.