John Hopkins (Samsung Crescent Hopkins Racing Suzuki) aterrorisou a vida de todos os pilotos oficiais do Mundial de Superbikes e foi o mais rápido na disputa pela pole no trdicional circuito inglês. O piloto norte-americano, que nesse ano participa do Campeonato Britânico de Superbikes, só está participando da prova graças a um wild-card. Ele ignorou o fato e não apenas fez a volta mais rápida como estabeleceu um novo recorde da pista com 2:04.041. A seguir vieram Eugene Laverty (Yamaha World Superbike), Leon Camier (Aprilia Alitalia) e o líder do campeonato, Carlos Checa (Althea Racing Ducati).
Sylvain Guintoli (Effenbert Liberty Ducati) ficou em quinto e o companheiro de equipe de Laverty, Marco Melandri, em sexto.
Na Supersport o espanhol David Salom, da Kawasaki Motocard.com, conquistou sua segunda pole do ano com a ZX-6R. Na sequência vieram o inglês Sam Lowes (Parkalgar Honda), o francês Florian Marino (Hannspree Ten Kate Honda) e o vencedor da etapa de Brno, Gino Rea (Step Racing Team Honda).
O líder do campeonato, Chaz Davies (Yamaha ParkinGO) ficou apenas na oitava colocação, atrás ainda de Fabien Foret (Hannspree Ten Kate Honda) e do australiano Broc Parkes (Kawasaki Motorcard.com).