Suspensão das entregas do Chevrolet Tracker é motivada por novo recall
Continuação de recall do Tracker divulgado há um ano será comunicado em breve, mas procedimento de correção já foi passado aos concessionários
QUATRO RODAS noticiou, há uma semana, que o Chevrolet Tracker encontra-se com entregas suspensas desde o início de abril. Agora, um novo comunicado distribuído às concessionárias ajuda a entender o que ocorre como SUV compacto.
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O comunicado obtido pela reportagem foi distribuído no último dia 8 e é uma “ação de campo” e começa com o seguinte aviso:
“A GENERAL MOTORS convocará clientes proprietários de veículos Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022 para a instalação de proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores próximo à coluna B. A Campanha em questão, ora em desenvolvimento, será oportunamente veiculada na mídia.”
Pelo comunicado, será uma ação mais abrangente que a do recall anunciado há um ano para a instalação de uma proteção no isolador acústico do carpete. Se àquela altura o recall abrangia os números de série entre LB900009 e NB100146 (fabricados entre 25/10/2019 a 8/4//2021) agora abrange desde a LB900009 até NB202060, ou seja, mais unidades do SUV. O comunicado não diz a data exata de fabricação das últimas unidades produzidas.
A motivação é a mesma de antes. O acionamento dos pré-tensionadores abdominais dos cintos de segurança dianteiros poderiam fazer com que fagulhas atingissem a manta acústica do carpete na região inferior da coluna B, possibilitando princípio de incêndio.
A solução seria, aparentemente, a mesma: instalar uma proteção no isolador acústico do carpete próximo à coluna B e nos pré-tensionadores de ambos os lados. Mas o trabalho agora será mais extensivo, a ponto de o tempo de serviço ter aumentado em uma hora, de 1h30 para 2h30.
Dependendo do número de série, alguns carros ainda receberão protetores plásticos nos pré-tensionadores. Possivelmente, unidades mais recentes já saíram de fábrica com esta proteção.
Para executar o serviço, é necessário retirar bancos e console central para retirar a primeira camada de carpete sobre o assoalho e alcançar a manta de isolamento acústico que fica no piso da cabine.
Essa manta terá uma seção de 70×40 cm cortada, receberá placas autoadesivas nas bordas cortadas para dar acabamento e essa seção retirada será preenchida por espumas específicas e por placas autoadesivas.
Os proprietários devem receber uma via da ordem de serviço. Contudo, ainda não foi publicado o código de operação que define o serviço, o que teoricamente ainda impede a entrega dos carros. Também falta a publicação do recall, que a GM diz estar em desenvolvimento. De toda forma, a situação está começando a ser resolvida.
Emplacamentos não foram impactados
Ainda que as entregas do Chevrolet Tracker estejam suspensas em abril, há unidades sendo emplacadas. Tanto que é o SUV compacto mais emplacado no Brasil em abril até o momento, de acordo com a Fenabrave. Com 2.105 unidades emplacadas, está na quarta posição entre os automóveis, atrás do Onix (2.167) do Fiat Mobi (2.774) e do Hyundai HB20 (2.914).