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Suspensão digital da Marelli não tem amortecedores e até gera energia

O conjunto, que pesa apenas 6 kg por roda, também funciona como um regenerador de energia para baterias de 48 Volts

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 mar 2024, 16h48
Suspensão eletromecânica ativa da Marelli
Suspensão eletromecânica ativa da Marelli (Marelli/Divulgação)
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Depois da direção steer-by-wire, que não tem contato mecânico com as rodas, chegou a vez da suspensão sem amortecedores. Apelidada de suspensão digital, a inédita suspensão eletromecânica ativa foi apresentada pela italiana Marelli, que diz ter vários clientes interessados no sistema para equipar futuros veículos.

O novo sistema é composto por quatro atuadores elétricos conectados a um braço de suspensão. Os atuadores têm pequenos motores elétricos ligados a uma unidade de controle, cuja responsabilidade é analisar permanentemente o rodar do veículo, bem como os parâmetros de aceleração e inclinação, para modular a força que deve ser aplicada no amortecimento.

Feitas as análises, os motores acionarão o braço, que substitui o amortecedor, e o moverão de acordo com a demanda do momento. Pelo funcionamento eletrônico, também não há óleo ou gás pressurizado, mas a mola foi mantida acima do novo conjunto. Em tempo: todo o sistema pesa apenas 6 kg por roda.

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Suspensão eletromecânica ativa da Marelli
Suspensão eletromecânica ativa da Marelli (Marelli/Divulgação)

De acordo com a Marelli, a suspensão é capaz de oferecer “grande conforto de condução ao absorver solavancos e imperfeições do asfalto”. Outras promessas dizem respeito ao silêncio do funcionamento, já que são menos componentes e de acionamento eletrônico, e à redução ou até eliminação de oscilações em curvas e em acelerações e frenagens. A empresa também garante que o novo sistema não necessitará de alterações estruturais ou de desenho nos veículos em relação aos conjuntos atuais.

Recuperação de energia

Por ser um conjunto elétrico, há demanda de energia para o funcionamento e, por isso, ele será sempre acompanhado por uma bateria de 48 Volts – que servirá também para alimentar outros sistemas do veículo.

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Segundo a empresa, é aí que a nova suspensão revela funcionar mais do que como “apenas” um sistema de amortecimento. Seu funcionamento também regenera energia, semelhante ao que acontece com a frenagem regenerativa de carros híbridos e elétricos, que convertem a energia cinética gerada em frenagens e desacelerações em energia elétrica para as baterias.

No caso da suspensão, que diferentemente dos freios trabalha o tempo todo, há um ganho maior de energia. Ela é capaz de recuperar 80% da energia consumida pelo sistema.

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Ainda não há previsão sobre quando a nova suspensão digital equipará um modelo que sairá às ruas. Porém, a empresa não esconde que já estão realizando diversos testes e que existem empresas interessadas na tecnologia.

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