SUV elétrico chinês tem ‘cinema 5D’ e promete recarga mais rápida do mundo
XPeng G9 chega em outubro ao mercado chinês com 28 alto-falantes, vibração nos bancos e pode ter carga completa em pouco mais de 15 minutos
Se fôssemos falar apenas dos seus detalhes mecânicos, o XPeng G9 já seria um SUV elétrico interessante. Ele está disponível em seis variantes diferentes, que se dividem entre as que tem um motor e tração traseira e as que tem dois motores e tração integral.
Nas versões básicas são bons 313 cv e 43,84 kgfm, um 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. Essas variantes se dividem naquelas de bateria Standard, com alcance de até 570 km e as de bateria “Long Range”, que pode chegar aos 702 km em uma única carga.
As coisas melhoram nas versões com tração integral. Embora a velocidade máxima se mantenha nos 200 km/h, a dupla de motores entrega 551 cv e 73,11 kgfm, fazendo com que sua aceleração de 0 a 100 km/h caia para 3,9 segundos. Porém, o alcance também cai, para 650 km.
Tudo isso somado às dimensões – são 4,89 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,68 de altura – e a um visual de personalidade, com luzes estreitas e integradas, tanto na dianteira como na traseira. Mas as promessas vão além.
O ás na manga do G9 é a sua recarga ultrarápida de até 800V. Segundo a XPeng, essa tecnologia permite que, em carregadores de 480 kWh, seja possível recuperar 200 km de autonomia em apenas 5 minutos. Logo, para ir dos 10% aos 80% seriam necessários apenas 15 minutos. Isso dá a ele o título de SUV de produção com a recarga mais rápido do mundo.
Por dentro, o G9 oferece tecnologia e conforto de cinema 5D. São 28 alto-falantes, além de assentos com vibração, mudança de iluminação ambiente e até fragrâncias relaxantes no ar-condicionado para que os passageiros entrem no clima enquanto assistem a um filme ou escutam uma música.
A central multimídia tem duas telas integradas de 15’’ que funcionam com a interface interativa 3D e sistema operacional Unity3D. Já os chips Nvidia Drive Orin permitem que o carro processe trilhões de operações por segundo.
Isso explica a boa funcionalidade do seu assistente de voz, capaz de controlar 600 operações do veículo e entender comandos sucessivos de passageiros diferentes sem precisar ser relacionado, tudo isso em milésimos de segundos.
Para completar, o SUV tem sistema de assistência ao motorista de segunda geração, dois sensores LiDAR, câmera frontal e outros 31 sensores sensores para diferentes operações.
Falando de cifras, na conversão direta o modelo sai mais barato do que muito SUV vendido aqui no Brasil. A versão mais básica será vendida na China por 309.900 yuans, que valem um pouco mais do que R$ 226.000, e chega aos 469.900 yuans (R$ 343.000 aproximadamente) na variante mais cara. Mais baratos que o Jeep Compass 4xe, vendido por R$ 347.300. Claro, devemos ponderar a conversão direta.