Trazido ao Brasil há anos em versão esportiva, o Suzuki Swift já ganhou uma nova geração, que será atualizada no Salão de Tóquio. A fabricante divulgou apenas uma foto antecipando as novas linhas do seu compacto, que curiosamente ainda é tratado como carro-conceito.
O Suzuki Swift tem relativo sucesso entre os compactos ao redor do mundo e é possível observar que as mudanças são poucas e se concentraram na nova grade, que agora é menor e mais arredondada, e nas curvas e vincos ao redor do carro. Os faróis estão menores e têm novo arranjo interno.
Espera-se que o novo Swift receba uma atualização na atual plataforma em que ele está montado (Heartect), necessária para que o hatch japonês entre em conformidade com padrões de segurança mais rigorosos exigidos atualmente no Japão.
Fotos do interior não foram reveladas, mas, caso a Suzuki mantenha o visual do interior do atual modelo, o carro terá uma boa tela central de infoentretenimento, painel analógico, volante multifuncional, dentre outros elementos.
A motorização é um mistério e, na verdade, costuma variar de acordo com o mercado. Na Europa, por exemplo, é sempre híbrido e uma das versões tem motor quatro cilindros 1.2 com sitema híbrido leve de 12V e 81 cv. Uma versão mais esportiva é híbrida leve 48V, e tem 130 cv e 23,9 kgfm de torque. Mas ao redor do mundo ainda existem opções como um 1.2 de 88 cv, um 1.0 turbo de 109 cv e uma esportiva com 1.4 turbo de 140 cv.
Especula-se o lançamento de uma versão híbrida plena para concorrer com o Toyota Yaris híbrido europeu. Mas a data de lançamento oficial não foi divulgada.