Lançada no exterior em 2015, enfim a nova geração do Suzuki Vitara teve seu lançamento no Brasil confirmado. Ele chega em breve, com chances de aparecer nas lojas antes do Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para novembro.
Com pegada de crossover, o novo Vitara ocupará posição abaixo do S-Cross, que parte dos R$ 73.900 e é baseado na mesma plataforma. Não é à toa que o Vitara também será importado da Hungria. Já o Grand Vitara (R$ 85.900) permanecerá à venda como SUV da marca, que também vende o jipinho Jimny e o hatch Swift Sport no Brasil.
LEIA MAIS:
>> Nova geração do Suzuki Vitara é flagrada no Brasil
>> Suzuki revela Grand Vitara 4Sport
Foram as dimensões compactas e as cores pouco convencionais que fizeram a primeira geração do Vitara alcançar certo sucesso entre as mulheres em meados dos anos 90. A capacidade acima da média para encarar trechos de fora de estrada também ajudou a cativar um nicho de admiradores. A receita agora é parecida, mas com perfil mais urbano, com carroceria monobloco e dimensões equivalentes às do Ford EcoSport: 4,17 m de comprimento, 2,50 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura.
O motor mais cotado para o Brasil é o mesmo do S-Cross, um 1.6 16V de 120 cv a gasolina, com câmbios manual ou CVT e tração integral como opcional. Com 1.075 kg, tem chances de andar bem. Na Europa, onde teve sua dinâmica elogiada e seu interior simplório criticado pela imprensa, ainda há um 1.4 turbo de 140 cv e um 1.6 turbodiesel, também de 120 cv.