Jimny sai de linha e Suzuki encerra produção no Brasil após quase 10 anos
O jipinho seguirá a venda nas concessionárias até durarem o estoque; sucessor espiritual, Jimny Sierra, seguirá a venda como importado
Depois de S-Cross e Vitara, chegou a vez do Suzuki Jimny dar adeus ao Brasil, onde foi fabricado por quase 10 anos. Desta forma, a marca japonesa passa a ter apenas um modelo à venda no Brasil, o Jimny Sierra, nova geração do jipinho que chega importada importado do Japão desde a sua estreia, em 2019.
As novas normas de emissão do Proconve L7 foram duras de mais para o Jimny, sendo esse o principal motivo da sua despedida. Desde o seu lançamento, em 1998, quando ainda era importado, o jipinho já tinha o motor 1.3 a gasolina de 85 cv e 11,2 kgfm. Seus sistemas de controle de tração e estabilidade também já estão datados e são inferiores aos do Sierra, que tem até opção de câmbio automático.
O modelo se despede da linha de produção da fábrica de Catalão, em Goiás, onde era produzido desde 2012. A fábrica seguirá sem produzir nenhum modelos da Suzuki até segunda ordem, com a linha de montagem sendo ocupada somente por modelos da Mitsubishi – L200 e Eclipse Cross.
Embora a produção tenha parado em dezembro, alguns modelos ainda seguem em estoque e podem ser encontrados nas concessionárias. São quatro versões disponíveis: 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Forest, que variam entre R$ 111.990 e R$ 137.330. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
O Jimny Sierra também está disponível em quatro versões, sendo a mais básica a única com câmbio manual. Seu motor é o 1.5 de 108 cv e 14,1 kgfm e uma das suas principais evoluções é a adoção do sistema de tração AllGrip Pro, além do câmbio automático. Seu preço parte dos R$ 156.990 indo até os R$ 179.990.
Preços e versões Suzuki Jimny 2022
Modelo | Preço |
Jimny 4Work | R$ 111.990 |
Jimny 4All | R$ 164.990 |
Jimny 4Sport | R$ 179.990 |
Jimny 4Sport Forest | R$ 137.330 |