Swian Zanoni estreia no Mundial MX
Piloto brasileiro faz boa estreia no Mundial de Motocross na Holanda
Na abertura do Mundial, na Bulgária, Swian Zanoni não participou, pois ainda se recuperava de um acidente e foi substituído pelo seu companheiro de equipe Wellington Silva. Mas, Wellington sofreu um acidente nos treinos e ainda segue internado em um hospital da Bulgária onde passou por uma cirurgia para retirada do baço.
Em Valkenswaard, na Holanda, a equipe Honda Mobil que pretende participar de todas as etapas dessa temporada, finalmente conseguiu fazer a sua estreia oficial com Swian Zanoni que foi para a pista nesta segunda (25), disputar as duas baterias da categoria MX2 do Mundial de Motocross. O desempenho de Swian, que ao longo dos treinamentos na pista arenosa holandesa foi evoluindo, na corrida não foi diferente. Em um grid com 37 pilotos o brasileiro terminou a primeira bateria em 27º lugar.
Já na segunda e última bateria ele foi mais agressivo e fechou a prova na 21ª colocação, faltando apenas uma posição para conquistar seu primeiro ponto no campeonato, onde os 20 primeiros pontuam. A prova foi vencida pelo holandês Jeffrey Herlings (KTM), seguido pelo alemão Ken Roczen (KTM) e pelo inglês Tommy Searle (Kawasaki), resultado que garantiu a Roczen a liderança do campeonato.
Completando a festa da austríaca KTM, na soma das duas baterias da MX1 a vitória ficou com o experiente italiano Tony Cairoli (KTM), seguido pelo alemão Maximilian Nagl (KTM) e pelo também italiano David Phillipaerts (Yamaha). Na liderança do Mundial de MX1 segue o francês Steven Frossard (Yamaha), que na Holanda foi apenas o quarto colocado.
Agora, Swian Zanoni volta à Pádova, na Itália, sede da Equipe Martin Racing, onde treina para a terceira etapa do Mundial de Motocross que acontece entre os dias 14 e 15 de maio, em Glen Helen, nos EUA.