Os furtos e roubos de veículos tiveram um aumento no estado de São Paulo neste ano em relação a 2023. Porém, os bandidos agora não buscam apenas os carros, mas algumas “partes” deles.
Alguns casos de furtos de peças ficaram até famosos por conta do furto e seu alto valor no mercado paralelo, como os faróis de Porsche, emblema da Volkswagen do Nivus e até retrovisores já foram alvos de bandidos. Mas agora a bola da vez parece ser a tampa traseira da Fiat Strada de antiga geração.
Antes da atualização de 2020, a tampa traseira da Fiat Strada possui um sistema de remoção rápida que permite a retirada em poucos segundos, não precisando nem do auxílio de ferramentas, o que facilita a vida do ladrão.
Para a ação, os criminosos precisam apenas desengatar os cabos do suporte, inclinar a tampa em um ângulo maior que 90° e deslizar para desencaixar da capota. O que a Fiat pensou em ser uma ergonomia para os seus clientes, acabou se tornando uma facilidade para o roubo.
Mas o que mais interessa aos criminosos, além da facilidade do furto, é o valor da peça. A tampa traseira da Strada chega a custar até R$ 1.500 em sites de compra e venda.
Ou seja, temos que tomar cuidado onde compramos as peças de nossos carros, pois podemos estar comprando peças roubadas e isso é crime. O Código Penal brasileiro trata como receptação culposa a falta de cuidado quanto à origem do produto comprado com origem criminosa.
É importante verificar sempre se o vendedor é confiável. Uma loja física ou mesmo o site oficial da mesma precisa atender à Lei do Desmanche, ou seja, tem que comprovar a origem da peça. Mas se você compra pela internet, sem saber se é uma loja que está comercializando, corre o risco de comprar uma peça roubada ou falsificada.
Para a Fiat, esse tipo de furto pode ser evitado apenas trancando a tampa traseira da caminhonete. “A funcionalidade, que equipava a geração anterior da Fiat Strada produzida até 2020, somente é possível quando a tampa não está trancada e foi concebida para facilitar o transporte de carga. Portanto, a possibilidade de remoção da tampa da caçamba não é um problema do veículo”, diz em nota.
Porém, há relatos de proprietários de Strada afirmando que os criminosos já possuem ferramentas e sabem como destravar a peça. Calha aos donos da picape recorrerem a travas anti-furto.