Em janeiro de 2019, a pedido de uma comunidade de proprietários, uma investigação foi aberta pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária americana (NHTSA na sigla em inglês) para apurar um suposto – e perigoso – defeito em alguns carros da Tesla.
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Segundo relatos de proprietários, o acelerador de alguns modelos é acionado involuntariamente quando o motorista pisa no freio e isso teria causado cerca de 110 acidentes e deixado 53 pessoas feridas.
As reclamações foram reunidas em uma petição exigindo o recall de 500.000 unidades dos modelos Model S, Model X e Model 3 fabricadas a partir de 2013.
Após 662.000 modelos analisados, no entanto, a NHTSA não encontrou indícios de qualquer defeito no conjunto de pedais ou nos sistemas que controlam os freios e os motores. As investigações foram encerradas.
A agência ainda declarou que as apurações mostraram que os acidentes foram causados por “mal uso dos pedais”. O que responsabiliza os condutores pelos incidentes por terem confundido os acionadores.
No relatório, a NHTSA isenta o design dos carros da Tesla de induzirem ao erro dos pedais e conclui que as teorias sobre um erro eletrônico são baseadas apenas em “suposições imprecisas”.
Até o momento, a fabricante não comentou os resultados da investigação, mas, quando as reclamações surgiram, declarou que seus modelos eram totalmente seguros e que os acidentes haviam sido causados pelos próprios condutores.
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