Especial Namorados: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Test-drive da Quatro Rodas no Salão de SP terá Leaf, i8 e Porsche

Modelos elétricos e híbridos poderão ser testados pelo público do Salão do Automóvel de São Paulo – e será de graça

Por Redação
Atualizado em 27 set 2018, 19h56 - Publicado em 26 set 2018, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo Nissan Leaf
    Segunda geração do Nissan Leaf será um dos destaques do Salão e poderá ser dirigido (Divulgação/Nissan)

    Quem for ao Salão do Automóvel de São Paulo, que vai de 8 a 18 de novembro, poderá testar alguns dos principais elétricos e híbridos plug-in do mundo.

    O maior test-drive do segmento já feito no Brasil será gratuito aos visitantes do evento e incluirá o Panamera E-Hybrid e o divertido BMW i3.

    O Nissan Leaf, elétrico mais vendido do planeta, também estará no evento que marca sua estreia no mercado brasileiro. Veja o que você encontrará lá.

    Nissan Leaf

    Novo Nissan Leaf
    Raio-x de onde ficam as baterias no novo Nissan Leaf (Divulgação/Nissan)

    A segunda geração do elétrico mais vendido do mundo ficou mais potente e tem o dobro de autonomia – 240 km. Seu motor de 149cv e 32,6 mkgf entrega um desempenho equivalente ao de um automóvel convencional com motor 2.0.

    O modelo passou a adotar um modo de frenagem regenerativa mais intenso, que permite dirigi-lo usando apenas o acelerador (saiba mais sobre esse recurso no Correio Ténico, pág. 106). Sua plataforma própria entrega bom espaço interno, com destaque para o amplo entre-eixos de 2,70 m e porta-malas de 435 litros.

    Continua após a publicidade

    BMW i3

    BMW i3
    BMW i3 é elétrico com motor a gasolina que aumenta a autonomia (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O modelo que marcou a estreia da fabricante no segmento de elétricos é repleto de ousadias. A começar pela carroceria, composta por uma estrutura de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono.

    O motor de 170 cv dá ao i3 um comportamento divertido, enquanto sua autonomia de 180 km pode ser ampliada por meio de um motor a combustão, que funciona como gerador.

    Porsche Panamera 4 e-hybrid

    Porsche Panamera 4 E-Hybrid
    Pinças verdes identificam a versão híbrida do Panamera (João Mantovani/Quatro Rodas)

    A possibilidade de recarregar as baterias em uma tomada dá aos híbridos plug-in a almejada independência dos postos de gasolina. No Panamera, dá para rodar até 50 km (e a velocidades de até 140 km/h) sem gastar uma gota de combustível.

    Continua após a publicidade

    Mas também é possível pisar fundo para usar os 462 cv e 71,4 mkgf dos dois motores combinados. Em nossos testes ele fez de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.

    Chery EQ1

    Chery EQ1
    Chery EQ1 é pequenino e 100 elétrico (Divulgação/Chery)

    Leve, o único chinês do grupo pode rodar até 250 km com uma só carga. Os 41 cv não impressionam, mas seu torque de 12,3 mkgf supera a maioria dos compactos de entrada à venda no Brasil – e com a vantagem do pico instantâneo, típico dos veículos elétricos. Por ser urbano, ele não passa dos 100 km/h.

    Renault Zoe

    Renault Zoe
    Alguns Renault Zoe experimentais já rodam no Brasil e você poderá testar um deles (Divulgação/Renault)

    O hatch compacto feito sobre a plataforma do Clio europeu tem design incomum e autonomia de até 210 km. O motor elétrico compacto permitiu uma otimização do espaço interno, que também é favorecido pelos 2,59 m de entre-eixos. Seus 92 cv e 22,9 mkfg permitem um 0 a 100 km/h em 13,2 segundos.

    Continua após a publicidade

    Kia Soul EV

    Kia Soul EV
    Soul EV é quase igual ao com motor a gasolina vendido no Brasil (Divulgação/Kia)

    Ele será um dos elétricos com mais força do grupo: são 28,9 mkgf entregues de forma quase instantânea pelo motor de 109 cv. As baterias dão ao Soul EV uma autonomia de 160 km e podem recuperar 80% da carga em somente meia hora usando uma tomada de alta corrente. Segundo a Kia, o modelo pode arrancar até os 100 km/h em bons 10,8 segundos.

    Renault Twizy

    Renault Twizy
    Twizy tem portas que se abem para cima no melhor estilo Lamborghini de ser (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O inusitado modelo tem como proposta ser 100% urbano. Daí seu alcance de somente 100 km/h e o uso de inusitadas portas de plástico que se abrem para cima, como em um Lamborghini.

    Seu peso de 474 kg é tão baixo que mesmo o motor elétrico de 17 cv é capaz de deixá-lo divertido. E ainda dá para paquerar o carona, que fica logo atrás (e pertinho) do motorista.

    Continua após a publicidade

    Mitsubishi Outlander PHEV

    Mitsubishi Outlander 2018 visto 3/4 de frente
    Motor a gasolina do Outlander híbrido alterna entre os ciclos Otto e Atkinson (Divulgação/Mitsubishi)

    O primeiro híbrido plug-in do Brasil foi reestilizado e ficou mais eficiente. Seu motor 2.0 de 133 cv é capaz de ficar no ciclo Otto ou Atkinson, dependendo da exigência do momento.

    É possível dirigir por quase 50 km usando somente energia elétrica, enquanto o modo híbrido lhe dá um consumo de impressionantes 59,9 km/l pelo padrão europeu.

    BMW i8

    5755de9f0e2163457509534bqr-681-carro-i8-01-tif.jpeg
    i8 combina motor elétrico com um 1.5 turbo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Não bastassem o design arrebatador e os materiais sofisticados (plástico de alta resistência, carbono e alumínio), o híbrido plug-in tem dois motores: 1.5 turbo a gasolina com 234 cv e outro elétrico com 131 cv, que somam 365 cv e 58,1 mkgf.

    Continua após a publicidade

    No nosso teste, levou só 4,8 s no 0 a 100 km/h – com consumo de 24,2 km/l na cidade e 31,7 km/l na estrada. No modo elétrico, a autonomia é de 37 km.]

    Serviço

    O 30º Salão do Automóvel volta ao São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5) com uma área dedicada a test-drives 130% maior que em 2016.

    Os ingressos vão de R$ 21 a R$ 3.500, dependendo do dia e pacote escolhido.

    Para reservar seus ingressos, acesse: www.salaodoautomovel.com.br

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ESPECIAL NAMORADOS

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.