Teste auditado revela fraude da Cybertruck em duelo contra Porsche 911
CEO disse durante o lançamento da Cybertruck que ela seria capaz de vencer um Porsche 911 no quarto de milha enquanto reboca outro 911, mas não é bem assim
Já sabemos bem que carros elétricos têm aceleração impressionante, e é indiscutível que a Tesla Cybertruck, com seus 857 cv, é um “foguete”, a despeito de seus 3.104 kg. Mas Elon Musk não dispensa um bom golpe de marketing: entre várias ações para o lançamento da picape, a Tesla quis “esculachar”, mostrando a Cybertruck rebocando um Porsche 911 e, mesmo assim, vencendo outro Porsche 911 numa prova de arrancada. Mas será que houve manipulação?
A marca fez questão de mostrar o vídeo completo, mas o piloto do 911, querendo ou não, era caseiro. Para corrigir um possível viés, o site norte-americano MotorTrend refez o teste e adivinhe só? O resultado foi bem diferente.
Na época, ninguém duvidou. Afinal, a Tesla preparou um vídeo que mostrava o feito acontecendo. E não adianta procurar ou chamar o detetive de virtual, já que não há evidências de que ele tenha sido manipulado ou editado para favorecer a Cybertruck.
Dando o benefício da dúvida, o MotorTrend deu todas as vantagens possíveis à Cybetruck dentro do que seria razoável. O Porsche escolhido, por exemplo, foi um 911 Carrera T, com câmbio manual de sete marchas e 384 cv; a versão mais lenta à venda hoje pela marca alemã. Além disso, o trailer rebocado foi um Futura Club Sport, que é o mais leve do mercado nos EUA com apenas 440 kg.
PEÇA PUBLICITÁRIA APRESENTADA PELA TESLA NO ANO PASSADO:
O Porsche 911 sobre o reboque também era um Carrera T, mas com transmissão de dupla embreagem que o tornava 47 kg mais pesado. A fim de dar mais um ‘handicap’ à Cybertruck, os jornalistas zeraram o combustível do tanque e removeram tudo que não era parafusado, como equipamentos de reparo do pneu, tapetes etc. No fim, a unidade rebocada ficou 16 kg mais leve que o 911 corredor.
A Tesla Cybetruck escolhida, claro, foi uma da versão Cyberbeast, com três motores, tração integral e aceleração de 0 a 100 km/h em 2,6 s, segundo dados de fábrica. Esse tempo, vale citar, segue o padrão que subtrai o período gasto nos 30 cm iniciais de deslocamento, podendo cortar alguns décimos de segundo da conta.
Por fim, os pilotos também foram escolhidos com razões explícitas. Na Cybertruck, foi o youtuber Jason Fenske, do canal do Youtube Engineering Explained, de 70 kg. No Porsche 911 manual, quem assumiu o volante foi o diretor de testes da Motortrend, Eric Tingwal, que pesa 89 kg.
REMAKE DO TESTE, AGORA FEITO DE MANEIRA AUDITÁVEL:
Com tudo preparado, chegou a hora da corrida: em nome da confiabilidade, a Motortrend realizou seis testes de quarto-de-milha (cerca de 402 m) entre os carros. A Cybertruck manteve sua bateria carregada a cerca de 94% para garantir que a sua aceleração não fosse prejudicada. A pista era especialmente projetada para arrancadas do tipo, incluindo a cola que ajuda na tração.
O resultado não poderia ser mais favorável ao clássico esportivo alemão. O Porsche 911 venceu a Tesla Cybertruck em todas as provas, batendo 12,2 s e 187 km/h de velocidade final na sua melhor aferição. Já o melhor tempo da picape foi de 12,7 s, fechando o quarto-de-milha 149 km/h. Um tira-teima robusto, já que, nem se pegássemos o pior tempo do Porsche e o melhor tempo da Tesla as coisas mudariam, dado que o 911 hora nenhuma conclui o teste em mais de 12,5 s.
Então, o que teria causado a vitória da Cybertruck no vídeo publicitário? Segundo Fenske, a pegadinha da Tesla foi executar apenas um oitavo-de-milha, cerca de 200 m e metade do padrão-ouro das arrancadas. Como carros elétricos têm torque instantâneo, é natural que o jogo se inverta à medida que a distância aumenta.
O vídeo gerou uma resposta do engenheiro-chefe do Cybertruck, Wes Morrill, que, aí sim, admitiu que a Tesla nunca fez uma prova de quarto de milha completa. “O oitavo-de-milha mais rápido atingido pela Cybertruck com o reboque nesse dia foi de 7,808s a 141 km/h, e os pneus do trailer estavam certificados para até 128 km/h, apenas. Assim, optamos por parar antes que alguém se machucasse”, contou Morrill através do X (antigo Twitter). “Nossas simulações mostraram que o quarto-de-milha seria acirrado, mas com o mesmo resultado líquido, então não havia necessidade de arriscar.”
O engenheiro acrescentou ainda que o vídeo não mostrava o sprint mais rápido da Cybertruck. Mas, segundo os testes do Motortrend, independentemente do desempenho da picape, ela seria batida até no ⅛ de milha. Isso porque, nos testes auditados, a picape só liderou a meia-prova em duas das seis arrancadas, permanecendo atrás nas outras. Fator que pode ter influência, ainda, da facilidade em simplesmente pisar fundo no veículo elétrico e de marcha única, ao passo que o Porsche necessita de trocas manuais no câmbio.