Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste constata insegurança em modelos de cadeirinhas para crianças

Nenhuma das marcas avaliadas recebeu nota máxima nos testes de impacto lateral e frontal

Por Anaís Motta
Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 1 dez 2015, 17h03
seguranca

Em teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com oito modelos de cadeirinha para o transporte de crianças no carro, algumas marcas ficaram muito aquém da avaliação ideal, principalmente na categoria de zero a 25 quilos. De forma geral, o desempenho nos testes de impacto lateral foi o ponto fraco em todos os modelos, mas infelizmente não há regulamentação que torne esse tipo de avaliação obrigatório.

Na faixa de zero a 13 quilos, foram testadas as marcas Bébé Confort Streety.fix, Chicco KeyFit (as melhores classificadas), Burigotto Touring Evolution, Cosco CC2001 e ABC Design Risus. Na faixa de zero a 25 quilos, foram avaliados modelos da Burigotto Matrix Evolution, Safety 1ST Recline e Galzerano Futura. Nenhuma cadeirinha recebeu nota máxima nos testes de impacto lateral e frontal, e todas apresentaram falhas nas informações para a instalação correta no veículo.

A Galzerano Futura obteve o pior resultado de todas. Durante o teste de colisão, houve grande deslocamento da cabeça do boneco e grande carga no pescoço quando se avaliava o grupo 2 (de 15 a 25 quilos). Esse foi um fator limitante para a nota geral, uma vez que as cadeirinhas multigrupos devem oferecer a mesma segurança para todos os grupos aos quais se destinam.

A base com Isofix da cadeirinha ABC Design Risus quebrou durante as avaliações, demonstrando que não é nada seguro fixá-la com esse dispositivo. No teste de impacto lateral, a cabeça do boneco se chocou com a lateral da porta do carro, e uma forte aceleração do tórax e da cabeça foi registrada.

Continua após a publicidade

Na categoria de zero a 25 quilos, as marcas Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline tiveram desempenho ruim no teste de impacto frontal. A primeira apresentou grande deslocamento da cabeça durante os testes do grupo 0+ (de zero a 13 quilos) e 1 (de nove a 18 quilos), e, ao final da simulação, sua base estava quebrada e a cadeira rotacionada. A segunda, por sua vez, demonstrou grande carga na região do pescoço no teste para os grupos 1 e 2, e seu apoio para cabeça ainda se quebrou.

Nos testes de impacto frontal, os modelos da Burigotto Touring Evolution, da Bébé Confort Streety.fix e Chicco KeyFit, todos do grupo 0+, foram considerados muito bons, enquanto o modelo da ABC Design Risus foi avaliado como bom. O bebê-conforto da Cosco CC 2001 obteve resultado apenas aceitável nesse teste, já que apresentou deslocamento da cabeça e aceleração do tórax do boneco, além da quebra de um dos “caminhos” por onde passa o cinto de segurança.

As cadeirinhas da Bébé Confort Streety.fix foram classificadas como a escolha certa para o consumidor devido ao desempenho superior obtido nos testes em relação as demais. No grupo de zero a 25 quilos, as marcas Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline receberam o conceito aceitável, que não é suficiente para fazer com que elas sejam indicadas como bons produtos.

Mesmo com as falhas, a Proteste recomenda que as crianças sejam, sim, levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há três tipos de cadeirinhas disponíveis: o bebê-conforto, adequado para recém-nascidos e crianças de até 13 quilos; as poltronas reversíveis, que também permitem transportar recém-nascidos (de costas para o banco da frente) e crianças de até 25 quilos; e a poltrona para posicionamento do cinto do carro (boosters), obrigatória para crianças de até sete anos e meio, ou que meçam até 1,45 metro.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM

– 7 informações essenciais sobre cadeirinhas para crianças

– As cadeirinhas de bebê mais seguras, segundo testes

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.