Teste: novo Chevrolet Tracker 1.2 supera rivais em desempenho e consumo?
Comparamos os números obtidos pela nova geração do SUV em nossa pista de testes com Tiggo 5X, Creta, Renegade e T-Cross; veja qual se sai melhor
Um dos grandes lançamentos do ano e o último antes da quarentena imposta pelo surto do novo coronavírus, o novo Chevrolet Tracker chegou estreando o novo motor 1.2 turbo e prometendo um consumo de quase 15 km/l.
Para saber se, na prática, a terceira geração do SUV compacto supera seus principais rivais em desempenho e consumo, QUATRO RODAS decidiu confrontar sua ficha de desempenho e consumo, com dados auferidos exclusivamente em nossa pista de testes, com a de cinco rivais.
Colocamos na disputa: Caoa Chery Tiggo 5X TXS, Hyundai Creta 2.0 Prestige, Jeep Renegade Limited 1.8 flex e VW T-Cross 200 TSI Comfortline.
Tais concorrentes foram escolhidos porque são os que mais se aproximam da versão testada, a de topo Premier, em preço e especificação mecânica. Confira:
- Tracker Premier 1.2 Turbo (AT6): R$ 112.000, 133/132 cv, 21,4/19,4 kgfm;
- Creta Prestige 2.0 (AT6): R$ 107.990, 166/156 cv, 20,5/19,1 kgfm;
- Renegade Limited 1.8 (AT6): R$ 109.990, 139/135 cv, 19,2/18,7 kgfm;
- Tiggo 5X TXS 1.5 turbo (DCT6): R$ 102.990, 150/147 cv, 21,3 kgfm;
- T-Cross Comfortline 200 TSI: R$ 106.790, 128/117 cv, 20,4 kgfm.
No quesito consumo, quem levou a melhor em nossa simulação foi o T-Cross, com 11,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na rodovia. O Tracker foi o segundo mais eficiente, com médias de 11,3 e 13,8 km/l, respectivamente.
Já no 0 a 100 km/h, ponto para o modelo da GM, que atingiu a velocidade em 10,1 segundos e foi o melhor do grupo. Na sequência apareceu o Creta 2.0, único a acompanhá-lo abaixo da casa dos 11 s.
Nas retomadas, o Chevrolet confirmou o equilíbrio de seu conjunto motriz e ficou em vantagem na prova de 80 a 120 km/h. Além disso, foi o segundo mais veloz nas avaliações de 40 a 80 e 60 a 100 km/h, atrás, respectivamente, de Creta e Tiggo 5X. Por isso, foi considerado o vencedor no geral.
O Caoa Chery também se saiu bem nos testes de frenagens, graças ao conjunto com discos nas quatro rodas. Pelo mesmo motivo, o T-Cross ficou em segundo nesta auferição.
O Tracker ainda traz tambores no jogo traseiro, mas o baixo peso de sua carroceria garantiu a ele um honesto (embora não muito empolgante) terceiro lugar nesse quesito.
Confira o resultado completo na tabela abaixo, lembrando que os testes são sempre realizados com gasolina.
Carro | Aceleração (0 a 100 km/h) | Retomadas | Frenagens | Consumo |
Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo |
10,1 s |
40 a 80 km/h: 4,47 s 60 a 100 km/h: 5,72 s 80 a 120 km/h: 6,97 s |
60 a 0 km/h: 14,77 m 80 a 0 km/h: 25,75 m 100 a 0 km/h: 41,65 m 120 a 0 km/h: 59,08 m |
Urbano: 11,3 km/l Rodoviário: 13,8 km/l |
Caoa Chery Tiggo 5X TXS |
10,6 s |
40 a 80 km/h: 4,52 s 60 a 100 km/h: 5,70 s 80 a 120 km/h: 7,50 s |
60 a 0 km/h: 13,41 m 80 a 0 km/h: 24,70 m 100 a 0 km/h: 38,29 m 120 a 0 km/h: 54,62 m |
Urbano: 11,1 km/l Rodoviário: 13,5 km/l |
Hyundai Creta Prestige 2.0 |
10,8 s |
40 a 80 km/h: 4,40 s 60 a 100 km/h: 5,81 s 80 a 120 km/h: 7,43 s |
60 a 0 km/h: 16,65 m 80 a 0 km/h: 28.31 m 100 a 0 km/h: – 120 a 0 km/h: 64,3 m |
Urbano: 8,2 km/l Rodoviário: 12,7 km/l |
Jeep Renegade Limited 1.8 |
13,9 s |
40 a 80 km/h: 6,05 s 60 a 100 km/h: 8,11 s 80 a 120 km/h: 10,67 s |
60 a 0 km/h: 15,59 m 80 a 0 km/h: 27,65 m 100 a 0 km/h: 44,11 m 120 a 0 km/h: 62,98 m |
Urbano: 9,9 km/l Rodoviário: 12,8 km/l |
VW T-Cross Comfortline 200 TSI |
11,2 s |
40 a 80 km/h: 4,95 s 60 a 100 km/h: 6,29 s 80 a 120 km/h: 7,60 s |
60 a 0 km/h: 14,29 m 80 a 0 km/h: 24,89 m 100 a 0 km/h: 38,92 m 120 a 0 km/h: 56,39 m |
Urbano: 11,8 km/l Rodoviário: 14,7 km/l |