Tiguan brasileiro perde motor 1.4 e agora é vendido em única versão 2.0
Enxugada da Volkswagen abre espaço para novo SUV Taos e deixa lacuna a ser preenchida pelo Tiguan reestilizado, previsto ainda para este ano
A chegada do novo Volkswagen Taos vem causando mudanças no portfólio da fabricante alemã e o Tiguan é a nova ‘vítima’ dessas mudanças, perdendo, no Brasil, suas versões com motor 1.4.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90
Confirmada pela Volks, a alteração deixa o SUV de topo com apenas uma versão, 2.0, a fim de evitar concorrência interna. A decisão, entretanto, provocou surpresa dado que, na Argentina, a montadora não só manteve o modelo de entrada 250 TSI como acrescentou o intermediário Comfortline 350 TSI.
Com o rearranjo, o próprio site da Volkswagen já indica apenas o Tiguan topo-de-linha, R-Line 350 TSI, à venda. Apesar de mais cara, essa versão representa mais da metade das vendas da linha, de modo que o sacrifício do 1.4 foi feito sem drama.
O Tiguan agora parte de R$ 221.350 e entrega 220 cv de potência, unidos a 35,7 kgfm de torque. A única transmissão disponível é o câmbio automático DSG de sete velocidades, com velocidade máxima de 233 km/h.
A estratégia da VW consiste em distanciar as versões mais caras do inédito Taos, já apresentado por QUATRO RODAS, do seu SUV mais prestigiado. Isso porque o novo modelo custará até cerca de R$ 170 mil, enquanto as versões mais básicas do Tiguan começavam bem mais em conta, a R$ 146.880.
Com isso, espera-se que versões de entrada do Tiguan voltem junto ao lançamento de sua reestilização, prevista para esse ano. Reajustadas, as linhas mais básicas deverão completar o escalonamento dos SUVs pretendido pela montadora desde o T-Cross.
A recente decisão da Volkswagen também sinaliza que o novo Tiguan híbrido, prometido até 2023 para o Brasil, ainda não vem. No lugar do motor 1.4 do Golf GTE unido a um elétrico, gerando potência combinada de 245 cv, o facelift deverá oferecer o mesmo 2.0 TSI atual.
No mercado europeu já estão à venda versões também com o mesmo quatro-cilindros do Golf R, com ajustes que levam-no aos 320 cv, e com motor 1.5, além da turbodiesel.
Previsto para maio, o Taos também chegará em poucas versões ao Brasil, aproveitando o motor 1.4 TSI de 150 cv então dedicado ao Tiguan e fabricado pela Volkswagen em São Carlos (SP).
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.