Se perguntassem qual é o fabricante de automóveis mais tecnológico do país, o que você responderia? E qual montadora tem a cara do Brasil? Qual é a referência em picapes, SUVs, design, segurança, status ou esportividade?
Para tirar essas dúvidas que alimentam nossas conversas de bar é que nasceu a pesquisa QUATRO RODAS Top Brands. Realizado pela Inteligência Abril, em parceria com a MindMiners, o levantamento avaliou a imagem das marcas automotivas em 20 categorias.
O que você verá a seguir é o retrato da opinião de 3.000 entrevistados, com resultados ponderados para representar fielmente a população brasileira internauta a partir de 18 anos. E será que a opinião da maioria combina com a sua?
Fiat: sinônimo de marca jovem
É por causa do design dos seus carros? Ou seria a pegada das suas campanhas publicitárias? Difícil saber a razão exata, mas a única certeza é de que a Fiat foi eleita como a montadora mais jovem pelos entrevistados da pesquisa Top Brands.
Para o público em geral, 15% escolheram a marca italiana contra 12% da Hyundai e 8% da Volkswagen.
O único recorte em que a Fiat não é a preferida foi entre aqueles de 25 a 34 anos. Neste caso, deu Hyundai, com 15% desse público contra 14% da Fiat e 7% da Volks.
Marca | % |
Fiat | 15% |
Hyundai | 12% |
Volkswagen | 8% |
Chevrolet | 6% |
Jeep | 6% |
Caoa Chery | 5% |
Honda | 5% |
Renault | 5% |
Ford | 4% |
Nissan | 4% |
Audi | 3% |
BMW | 3% |
JAC | 3% |
Outros: | 16% |
Sem resposta: | 5% |
Volkswagen: a cara do Brasil
Quando perguntaram qual é a marca mais brasileira, o público não teve dificuldade para apontar sua favorita.
A Volkswagen venceu com facilidade, com 31% dos votos totais, distante da Fiat, com 24%, e da Chevrolet, com 16%. Porém, ao analisarmos grupos específicos, nota-se que nem sempre a montadora alemã é o destaque.
Entre as mulheres, por exemplo, quem leva é a italiana: 29% delas escolheram a Fiat e só 25% deles optaram pela Volks. O mesmo ocorre com os jovens entre 18 e 24: aqui 31% preferem a Fiat e só 25%, a VW.
Marca | % |
Volkswagen | 31% |
Fiat | 24% |
Chevrolet | 16% |
Ford | 8% |
Gurgel | 4% |
Honda | 3% |
Hyundai | 2% |
Toyota | 2% |
Troller | 2% |
Outros: | 5% |
Sem resposta: | 3% |
Honda: combina com você
Chegamos a uma das categorias mais concorridas. A pesquisa perguntava qual é a marca “que mais combina com você” e aí não houve uma supremacia: venceu a Honda, mas por uma margem apertadíssima.
Ela registrou 10% dos votos, só um pouco à frente de Chevrolet, Fiat e Volkswagen, todas empatadas com 9%.
Ao analisar os questionários, percebe-se que a Volks é a preferida entre os homens e também no público entre 18 e 24 anos. Já entre os respondentes de 25 a 34 anos, a vantagem foi da Fiat.
Marca | % |
Honda | 10% |
Chevrolet | 9% |
Fiat | 9% |
Volkswagen | 9% |
Toyota | 7% |
BMW | 6% |
Ford | 6% |
Hyundai | 6% |
Jeep | 6% |
Audi | 4% |
Mercedes | 3% |
Nissan | 3% |
Renault | 3% |
Outros: | 16% |
Sem resposta: | 3% |
Chevrolet: ideal para a família
Se tivesse de escolher uma, qual você diria que é a montadora que mais combina com a família? Quem disse Chevrolet acompanhou o voto da maioria dos brasileiros: 23% indicaram a montadora americana contra 17% da Volkswagen e 15% da Fiat.
Apesar de a diferença para a VW ser maior entre homens e no público mais velho, a Chevrolet ainda assim ganha em todas as quebras, exceto entre aqueles que possuem de 18 a 24 anos e na soma dos residentes das regiões Centro-Oeste e Norte, que elegeram a Fiat.
Marca | % |
Chevrolet | 23% |
Volkswagen | 17% |
Fiat | 15% |
Toyota | 10% |
Ford | 9% |
Honda | 6% |
Hyundai | 3% |
Renault | 3% |
Volvo | 3% |
Outros: | 9% |
Sem resposta: | 2% |
Jeep: referência entre os SUVs
De janeiro a novembro de 2019, os dois SUVs mais vendidos do país foram Renegade e Compass, que juntos são 21,7% do mercado. Assim, não surpreende que a Jeep foi a escolhida por 15% dos entrevistados como referência nesse segmento, seguida por Hyundai (13%) e Honda (12%).
Não por coincidência, o Creta é o terceiro SUV mais vendido (9,45% do mercado) e HR-V é o quinto (8,2% das vendas). Curiosamente, o Kicks foi o quarto, mas a Nissan só ficou em 11º no Top Brands. Entre as mulheres, porém, a Honda passou a Jeep (14% contra 11%).
Marca | % |
Jeep | 15% |
Hyundai | 13% |
Honda | 12% |
Chevrolet | 7% |
Land Rover | 7% |
Toyota | 7% |
Ford | 6% |
Fiat | 4% |
Mitsubishi | 4% |
Volkswagen | 4% |
Nissan | 3% |
Renault | 3% |
BMW | 2% |
Kia | 2% |
Outros: | 4% |
Sem resposta: | 7% |
Fiat: as melhores publicidades
Na hora de apontar qual montadora tem as melhores campanhas publicitárias, a Fiat conquistou facilmente o coração dos brasileiros.
Atingiu 18% dos votos totais e ficou bem à frente das demais concorrentes: a Volkswagen chegou à vice-liderança, com 13%, seguida por Chevrolet e Renault, ambas empatadas em 12%. Aliás, todos os perfis demográficos dão vitória para a Fiat, uma raridade dentro da pesquisa Top Brands.
E ela consegue ter uma vantagem para o segundo colocado ainda maior entre moradores do Sul do Brasil e entre as mulheres.
Marcas | % |
Fiat | 18% |
Volkswagen | 13% |
Chevrolet | 12% |
Renault | 12% |
Hyundai | 7% |
Ford | 7% |
Jeep | 6% |
Honda | 4% |
Nissan | 4% |
Toyota | 2% |
Audi | 2% |
Caoa Chery | 2% |
BMW | 2% |
Outros: | 4% |
Sem resposta: | 5% |
Hyundai: design é o seu forte
A Hyundai é a marca referência em design para 13% dos entrevistados, o suficiente para ficar à frente de Honda (11%) e BMW (7%).
Mas é importante ressaltar que o levantamento foi realizado pouco antes do lançamento do novo HB20, que começou a ser vendido em meados de setembro e trouxe um desenho considerado, no mínimo, polêmico.
Se fizermos o recorte por idade, veremos a BMW vencer no público de 18 a 24 anos. Já nos entrevistados acima dos 45 anos, a Honda é escolhida por 14%, 1 ponto percentual a mais que a coreana.
Marca | % |
Hyundai | 13% |
Honda | 11% |
BMW | 7% |
Chevrolet | 6% |
Fiat | 6% |
Toyota | 5% |
Audi | 4% |
Ferrari | 4% |
Ford | 4% |
Mercedes | 4% |
Volkswagen | 4% |
Citroën | 3% |
Peugeot | 3% |
Renault | 3% |
Outros: | 20% |
Sem resposta: | 3% |
Honda: destaque em tecnologia
Em nenhuma outra categoria da pesquisa Top Brands assistimos a uma competição tão acirrada quanto a de montadora mais tecnológica. A Honda conquistou o lugar mais alto do pódio, com 11% da preferência do público total, porém ficou só 1 ponto percentual à frente de Hyundai, Toyota e Volkswagen.
Portanto, é natural que esse favoritismo mudasse em função do perfil de público analisado: entre os homens, a Volks foi a eleita, enquanto nas duas faixas etárias mais jovens (18 a 24 e 25 a 34) acabou dando Hyundai.
Marca | % |
Honda | 11% |
Hyundai | 10% |
Toyota | 10% |
Volkswagen | 10% |
Chevrolet | 8% |
Fiat | 6% |
Ford | 6% |
BMW | 4% |
Citroën | 4% |
Mercedes | 4% |
Tesla | 4% |
Volvo | 4% |
Audi | 3% |
Nissan | 3% |
Outros: | 11% |
Sem resposta: | 2% |
Mercedes-Benz: luxo e requinte
A Mercedes é o nome que simboliza luxo e requinte para o brasileiro: 19% ante 11% da BMW. O curioso é que Toyota e Honda são tão bem-vistas pela população em geral que beliscaram o terceiro e o quarto lugares.
Apesar de disputar o mesmo mercado de Mercedes e BMW, a Audi ficou bem atrás, em sétimo, com 4%. No entanto, quando analisamos só as mulheres, a BMW empata com a Mercedes na liderança e a Rolls-Royce, favorita para 10% dos homens, só é lembrada por 1% do público feminino.
Marca | % |
Mercedes | 19% |
BMW | 11% |
Toyota | 7% |
Honda | 6% |
Rolls-Royce | 6% |
Ferrari | 5% |
Chevrolet | 4% |
Audi | 4% |
Ford | 3% |
Hyundai | 3% |
Land Rover | 3% |
Volkswagen | 3% |
Bentley | 3% |
Jaguar | 3% |
Outros: | 19% |
Sem resposta: | 1% |
Chevrolet: força digital
Pela grande distribuição dos votos entre as montadoras, fica claro que nenhuma delas se destacou quando a pesquisa perguntou qual é a marca de automóveis mais digital. A Chevrolet conquistou 10% dos votos, seguida de pertinho pela Volkswagen, com 9%.
Depois, três montadoras empataram em terceiro, com 8%. As coisas mudam um pouco de figura se separarmos os favoritos por sexo. As mulheres demonstram uma clara preferência pela Hyundai (11% contra 9% da Honda) e os homens fazem Chevrolet (13%) e VW (12%) se distanciarem dos demais.
Marca | % |
Chevrolet | 10% |
Volkswagen | 9% |
Fiat | 8% |
Honda | 8% |
Hyundai | 8% |
Ford | 6% |
Tesla | 5% |
Toyota | 5% |
BMW | 4% |
Renault | 4% |
Outros: | 25% |
Sem resposta: | 8% |
Toyota: amiga do ambiente
A Toyota foi eleita a marca mais sustentável em uma categoria que apresentou a maior ausência de respostas. Ou seja, 14% dos entrevistados não conseguiram sugerir nenhum nome quando questionados.
Entre as mulheres, por exemplo, uma a cada cinco respondentes não soube citar uma montadora. Nesse cenário, uma marca que teve pouquíssimas citações em outras categorias ganhou destaque aqui: a Tesla, fabricante de elétricos nos EUA, ficou em terceiro, com 9%, atr��s da Fiat, com 11%.
Marca | % |
Toyota | 15% |
Fiat | 11% |
Tesla | 9% |
Honda | 7% |
Volkswagen | 7% |
Chevrolet | 6% |
Ford | 5% |
Nissan | 4% |
BMW | 3% |
Hyundai | 3% |
Renault | 3% |
Volvo | 3% |
Jeep | 2% |
Outros: | 8% |
Sem resposta: | 14% |
Fiat: melhor valor de mercado
Poucas categorias revelaram variações tão grandes ao se analisar os diferentes perfis de público como nesta, da marca com o melhor valor de mercado. Entre os homens, Toyota (23%) fica à frente de Volks (21%) e Fiat (13%).
Para as mulheres, a Fiat dispara (26%), seguida por Volks (15%) e com a Toyota quase esquecida (7%). Já entre os entrevistados mais jovens, só deu Fiat (ganhou fácil de 18 a 24 anos e de 25 e 34), que perdeu para a VW nas faixas etárias superiores. Assim, o saldo geral é a vitória apertada da Fiat sobre a Volks: 19% x 18%.
Marca | % |
Fiat | 19% |
Volkswagen | 19% |
Toyota | 15% |
Chevrolet | 11% |
Honda | 9% |
Ford | 5% |
Hyundai | 4% |
Renault | 4% |
Outros: | 9% |
Sem resposta: | 6% |
Volvo: segurança em 1º lugar
A hegemonia da Volvo (22%) sobre a Volkswagen (12%) é a segunda maior vantagem de um líder na pesquisa Top Brands: 10 pontos percentuais na categoria de marca que tem os carros mais seguros.
Mas, se a empresa sueca é sempre a mais citada em todas as faixas etárias, na divisão por sexo a situação é outra: teve o voto de 34% dos homens (contra 12% da VW), mas só 11% das mulheres (ante 12% da VW).
Marca | % |
Volvo | 22% |
Volkswagen | 12% |
Toyota | 11% |
Chevrolet | 7% |
Fiat | 7% |
Ford | 6% |
BMW | 3% |
Mercedes | 3% |
Hyundai | 3% |
Jeep | 2% |
Renault | 2% |
Audi | 2% |
Outros: | 7% |
Sem resposta: | 4% |
Hyundai: a mais inovadora
A pergunta era direta: qual é o fabricante de carros mais inovador. A resposta dos brasileiros não podia ser mais clara: a Hyundai foi a escolhida por 13% dos entrevistados, com uma folgada vantagem sobre as três marcas que ficaram empatadas em segundo lugar: Chevrolet, Fiat e Volkswagen, todas com 9%.
Porém, a Volks ganha na opinião dos homens, a Chevrolet vence na faixa mais jovem (de 18 a 24 anos) e o pódio na Região Sul é dividido entre Fiat, Hyundai e VW.
Marca | % |
Hyundai | 13% |
Chevrolet | 9% |
Fiat | 9% |
Volkswagen | 9% |
Honda | 8% |
Toyota | 8% |
Ford | 5% |
Tesla | 5% |
Nissan | 4% |
BMW | 3% |
Renault | 3% |
Jeep | 3% |
Citroën | 3% |
Outros: | 16% |
Sem resposta: | 2% |
Toyota: a marca mais confiável
A Toyota é um nome forte quando se pede para apontar a montadora mais confiável. Vence em quase todos os recortes de idade e região, em especial no Norte/Centro-Oeste (24% para Toyota e 12% para VW) e no Sul (18% x 12%), além do grupo de 25 a 34 anos (18% x 13%) e 35 a 44 anos (20% x 15%).
Ela só se dá mal na guerra dos sexos: se para os homens a Toyota bate a VW (23% x 15%), para elas a Honda vence as demais (15%, contra 13% de VW e 11% de Toyota). No geral, porém, a Toyota levou a melhor: 17% contra 14% da alemã.
Marca | % |
Toyota | 17% |
Volkswagen | 14% |
Honda | 13% |
Chevrolet | 10% |
Fiat | 7% |
Ford | 6% |
Mercedes | 5% |
Volvo | 5% |
BMW | 4% |
Hyundai | 3% |
Audi | 2% |
Jeep | 2% |
Nissan | 2% |
Renault | 2% |
Outros: | 5% |
Sem resposta: | 3% |
Mercedes: o maior status
As duas empresas alemãs se revezaram na liderança entre as que dão mais status, dependendo do segmento de público. Para os homens, a Mercedes (21%) derrota fácil a BMW (14%). Para as mulheres, é a BMW (16%) que bate a Mercedes (11%).
Nas faixas etárias, a BMW é a preferida dos mais jovens: 17% x 7% de 18 a 24 anos; 17% x 14% de 25 a 34 anos. A Mercedes dá o troco entre os mais velhos: 19% x 14% de 35 a 44 anos; 21% x 14% a partir de 45 anos. No final, uma vitória apertada da Mercedes, com 16% contra 15%.
Marca | % |
Mercedes | 16% |
BMW | 15% |
Ferrari | 10% |
Toyota | 7% |
Honda | 6% |
Audi | 4% |
Chevrolet | 4% |
Land Rover | 4% |
Ford | 3% |
Fiat | 3% |
Hyundai | 3% |
Jeep | 3% |
Hyundai | 3% |
Porsche | 3% |
Volkswagen | 3% |
Outros: | 13% |
Sem resposta: | 3% |
BMW: sonho de consumo
Aqui fica muito claro que não há uma marca que seja um sonho de consumo para a grande maioria da população, já que as opiniões foram bem pulverizadas. A BMW ganhou por pouco, com 9% dos votos, logo à frente de Honda e Toyota, com 8%.
Diante de uma disputa tão apertada, é natural ter variações conforme o recorte do público. As mulheres preferiram a Honda e a Jeep, enquanto os mais velhos (a partir de 45 anos) elegeram a Honda.
Marca | % |
BMW | 9% |
Honda | 8% |
Toyota | 8% |
Jeep | 7% |
Mercedes | 6% |
Audi | 5% |
Porsche | 5% |
Land Rover | 5% |
Volkswagen | 4% |
Ford | 4% |
Hyundai | 4% |
Chevrolet | 4% |
Fiat | 4% |
Outros: | 25% |
Sem resposta: | 2% |
Ford: referência em picapes
A Ford venceu facilmente (26% contra 19% da Toyota) como a referência em picapes. Pode ser coincidência, mas é ela que produz a Ranger, vencedora da pesquisa Os Eleitos 2019 na categoria Picapes Médias. É tão hegemônica que as diferenças (mínimas) só aparecem por estado: no Rio de Janeiro, a escolhida é a Toyota (que fabrica a Hilux, o modelo mais vendido do segmento) e, em Santa Catarina, deu a Chevrolet (que faz a vice-líder de vendas, a S10).
Marca | % |
Ford | 26% |
Toyota | 19% |
Chevrolet | 15% |
Fiat | 9% |
Mitsubishi | 7% |
Jeep | 6% |
Volkswagen | 6% |
Nissan | 2% |
Outros: | 7% |
Sem resposta: | 3% |
Ferrari: auge da esportividade
Que nome representa potência e esportividade? O brasileiro não tem dúvida: é a Ferrari, com 14% da preferência. BMW vem depois com 9%, empatada com a VW. A surpresa talvez seja a Porsche estar tão atrás (6%) ou mesmo a Audi (4%).
Em todos os públicos a italiana vence, exceto entre as mulheres, onde Jeep aparece em primeiro lugar (12%), deixando a Ferrari em segundo (11%). Muito diferente do público masculino, que elege a Ferrari com 17% e a BMW com 12%.
Marca | % |
Ferrari | 14% |
BMW | 9% |
Volkswagen | 9% |
Chevrolet | 8% |
Ford | 7% |
Jeep | 7% |
Honda | 6% |
Porsche | 6% |
Fiat | 5% |
Audi | 4% |
Toyota | 4% |
Hyundai | 3% |
Outros: | 17% |
Sem resposta: | 1% |
Jeep: o ícone do off-road
Não foi uma vitória, foi uma surra. O público não teve dúvidas em indicar a Jeep como a montadora mais off-road do Brasil, com
a maior vantagem de um vencedor sobre o segundo colocado. Ela obteve 31% dos votos contra 9% da Mitsubishi, uma diferença de 22 pontos percentuais. O fato mais curioso talvez tenha sido a Ford. Com 8%, empatou com a Land Rover, que produz veículos 4×4 desde sua origem, em 1948, e superou a Troller (6%), que só fabrica jipes.
Marca | % |
Jeep | 31% |
Mitsubishi | 9% |
Ford | 8% |
Land Rover | 8% |
Troller | 6% |
Chevrolet | 5% |
Fiat | 5% |
Toyota | 5% |
Volkswagen | 4% |
Renault | 3% |
Honda | 2% |
Hyundai | 2% |
Nissan | 2% |
Outros: | 4% |
Sem resposta: | 6% |