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Top Brands: como o brasileiro enxerga marcas como VW, Fiat, Toyota e cia

Pesquisa QUATRO RODAS Top Brands revela as marcas que são referência em 20 categorias. Tem a mais esportiva, tecnológica, segura... E qual é a sua?

Por Zeca Chaves e Daniela Formaio
Atualizado em 31 jan 2020, 08h00 - Publicado em 31 jan 2020, 07h00
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    (Arte/Quatro Rodas)

    Se perguntassem qual é o fabricante de automóveis mais tecnológico do país, o que você responderia? E qual montadora tem a cara do Brasil? Qual é a referência em picapes, SUVs, design, segurança, status ou esportividade?

    Para tirar essas dúvidas que alimentam nossas conversas de bar é que nasceu a pesquisa QUATRO RODAS Top Brands. Realizado pela Inteligência Abril, em parceria com a MindMiners, o levantamento avaliou a imagem das marcas automotivas em 20 categorias.

    O que você verá a seguir é o retrato da opinião de 3.000 entrevistados, com resultados ponderados para representar fielmente a população brasileira internauta a partir de 18 anos. E será que a opinião da maioria combina com a sua?

    Fiat: sinônimo de marca jovem

    Fiat Argo Trekking
    (Divulgação/Fiat)

    É por causa do design dos seus carros? Ou seria a pegada das suas campanhas publicitárias? Difícil saber a razão exata, mas a única certeza é de que a Fiat foi eleita como a montadora mais jovem pelos entrevistados da pesquisa Top Brands.

    Para o público em geral, 15% escolheram a marca italiana contra 12% da Hyundai e 8% da Volkswagen.

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    O único recorte em que a Fiat não é a preferida foi entre aqueles de 25 a 34 anos. Neste caso, deu Hyundai, com 15% desse público contra 14% da Fiat e 7% da Volks.

    Marca %
    Fiat 15%
    Hyundai 12%
    Volkswagen 8%
    Chevrolet 6%
    Jeep 6%
    Caoa Chery 5%
    Honda 5%
    Renault 5%
    Ford 4%
    Nissan 4%
    Audi 3%
    BMW 3%
    JAC 3%
    Outros: 16%
    Sem resposta: 5%

    Volkswagen: a cara do Brasil

    VW Tiguan
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Quando perguntaram qual é a marca mais brasileira, o público não teve dificuldade para apontar sua favorita.

    A Volkswagen venceu com facilidade, com 31% dos votos totais, distante da Fiat, com 24%, e da Chevrolet, com 16%. Porém, ao analisarmos grupos específicos, nota-se que nem sempre a montadora alemã é o destaque.

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    Entre as mulheres, por exemplo, quem leva é a italiana: 29% delas escolheram a Fiat e só 25% deles optaram pela Volks. O mesmo ocorre com os jovens entre 18 e 24: aqui 31% preferem a Fiat e só 25%, a VW.

    Marca %
    Volkswagen 31%
    Fiat 24%
    Chevrolet 16%
    Ford 8%
    Gurgel 4%
    Honda 3%
    Hyundai 2%
    Toyota 2%
    Troller 2%
    Outros: 5%
    Sem resposta: 3%

    Honda: combina com você

    HRV Touring 2020 4
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Chegamos a uma das categorias mais concorridas. A pesquisa perguntava qual é a marca “que mais combina com você” e aí não houve uma supremacia: venceu a Honda, mas por uma margem apertadíssima.

    Ela registrou 10% dos votos, só um pouco à frente de Chevrolet, Fiat e Volkswagen, todas empatadas com 9%.

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    Ao analisar os questionários, percebe-se que a Volks é a preferida entre os homens e também no público entre 18 e 24 anos. Já entre os respondentes de 25 a 34 anos, a vantagem foi da Fiat.

    Marca %
    Honda 10%
    Chevrolet 9%
    Fiat 9%
    Volkswagen 9%
    Toyota 7%
    BMW 6%
    Ford 6%
    Hyundai 6%
    Jeep 6%
    Audi 4%
    Mercedes 3%
    Nissan 3%
    Renault 3%
    Outros: 16%
    Sem resposta: 3%

    Chevrolet: ideal para a família

    Chevrolet Equinox
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Se tivesse de escolher uma, qual você diria que é a montadora que mais combina com a família? Quem disse Chevrolet acompanhou o voto da maioria dos brasileiros: 23% indicaram a montadora americana contra 17% da Volkswagen e 15% da Fiat.

    Apesar de a diferença para a VW ser maior entre homens e no público mais velho, a Chevrolet ainda assim ganha em todas as quebras, exceto entre aqueles que possuem de 18 a 24 anos e na soma dos residentes das regiões Centro-Oeste e Norte, que elegeram a Fiat. 

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    Marca %
    Chevrolet 23%
    Volkswagen 17%
    Fiat 15%
    Toyota 10%
    Ford 9%
    Honda 6%
    Hyundai 3%
    Renault 3%
    Volvo 3%
    Outros: 9%
    Sem resposta: 2%

    Jeep: referência entre os SUVs

    compass
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    De janeiro a novembro de 2019, os dois SUVs mais vendidos do país foram Renegade e Compass, que juntos são 21,7% do mercado. Assim, não surpreende que a Jeep foi a escolhida por 15% dos entrevistados como referência nesse segmento, seguida por Hyundai (13%) e Honda (12%).

    Não por coincidência, o Creta é o terceiro SUV mais vendido (9,45% do mercado) e HR-V é o quinto (8,2% das vendas). Curiosamente, o Kicks foi o quarto, mas a Nissan só ficou em 11º no Top Brands. Entre as mulheres, porém, a Honda passou a Jeep (14% contra 11%).

    Marca %
    Jeep 15%
    Hyundai 13%
    Honda 12%
    Chevrolet 7%
    Land Rover 7%
    Toyota 7%
    Ford 6%
    Fiat 4%
    Mitsubishi 4%
    Volkswagen 4%
    Nissan 3%
    Renault 3%
    BMW 2%
    Kia 2%
    Outros: 4%
    Sem resposta: 7%
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    Fiat: as melhores publicidades

    Fiat Toro placa 2
    (Divulgação/Fiat)

    Na hora de apontar qual montadora tem as melhores campanhas publicitárias, a Fiat conquistou facilmente o coração dos brasileiros.

    Atingiu 18% dos votos totais e ficou bem à frente das demais concorrentes: a Volkswagen chegou à vice-liderança, com 13%, seguida por Chevrolet e Renault, ambas empatadas em 12%. Aliás, todos os perfis demográficos dão vitória para a Fiat, uma raridade dentro da pesquisa Top Brands.

    E ela consegue ter uma vantagem para o segundo colocado ainda maior entre moradores do Sul do Brasil e entre as mulheres.

    Marcas %
    Fiat 18%
    Volkswagen 13%
    Chevrolet 12%
    Renault 12%
    Hyundai 7%
    Ford 7%
    Jeep 6%
    Honda 4%
    Nissan 4%
    Toyota 2%
    Audi 2%
    Caoa Chery 2%
    BMW 2%
    Outros: 4%
    Sem resposta: 5%

    Hyundai: design é o seu forte

    Creta 2020 4
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A Hyundai é a marca referência em design para 13% dos entrevistados, o suficiente para ficar à frente de Honda (11%) e BMW (7%).

    Mas é importante ressaltar que o levantamento foi realizado pouco antes do lançamento do novo HB20, que começou a ser vendido em meados de setembro e trouxe um desenho considerado, no mínimo, polêmico.

    Se fizermos o recorte por idade, veremos a BMW vencer no público de 18 a 24 anos. Já nos entrevistados acima dos 45 anos, a Honda é escolhida por 14%, 1 ponto percentual a mais que a coreana.

    Marca %
    Hyundai 13%
    Honda 11%
    BMW 7%
    Chevrolet 6%
    Fiat 6%
    Toyota 5%
    Audi 4%
    Ferrari 4%
    Ford 4%
    Mercedes 4%
    Volkswagen 4%
    Citroën 3%
    Peugeot 3%
    Renault 3%
    Outros: 20%
    Sem resposta: 3%

    Honda: destaque em tecnologia

    QR 707 CARRO CIVIC SI TRATADAS 01.tif (1)
    (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Em nenhuma outra categoria da pesquisa Top Brands assistimos a uma competição tão acirrada quanto a de montadora mais tecnológica. A Honda conquistou o lugar mais alto do pódio, com 11% da preferência do público total, porém ficou só 1 ponto percentual à frente de Hyundai, Toyota e Volkswagen.

    Portanto, é natural que esse favoritismo mudasse em função do perfil de público analisado: entre os homens, a Volks foi a eleita, enquanto nas duas faixas etárias mais jovens (18 a 24 e 25 a 34) acabou dando Hyundai.

    Marca %
    Honda 11%
    Hyundai 10%
    Toyota 10%
    Volkswagen 10%
    Chevrolet 8%
    Fiat 6%
    Ford 6%
    BMW 4%
    Citroën 4%
    Mercedes 4%
    Tesla 4%
    Volvo 4%
    Audi 3%
    Nissan 3%
    Outros: 11%
    Sem resposta: 2%

    Mercedes-Benz: luxo e requinte

    Pintura especial varia de tom conforme a variação de lux
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A Mercedes é o nome que simboliza  luxo e requinte para o brasileiro: 19% ante 11% da BMW. O curioso é que Toyota e Honda são tão bem-vistas pela população em geral que beliscaram o terceiro e o quarto lugares.

    Apesar de disputar o mesmo mercado de Mercedes e BMW, a Audi ficou bem atrás, em sétimo, com 4%. No entanto, quando analisamos só as mulheres, a BMW empata com a Mercedes na liderança e a Rolls-Royce, favorita para 10% dos homens, só é lembrada por 1% do público feminino.

    Marca %
    Mercedes 19%
    BMW 11%
    Toyota 7%
    Honda 6%
    Rolls-Royce 6%
    Ferrari 5%
    Chevrolet 4%
    Audi 4%
    Ford 3%
    Hyundai 3%
    Land Rover 3%
    Volkswagen 3%
    Bentley 3%
    Jaguar 3%
    Outros: 19%
    Sem resposta: 1%

    Chevrolet: força digital

    Novo Onix Plus Premier (1).jpg
    (Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas)

    Pela grande distribuição dos votos entre as montadoras, fica claro que nenhuma delas se destacou quando a pesquisa perguntou qual é a marca de automóveis mais digital. A Chevrolet conquistou 10% dos votos, seguida de pertinho pela Volkswagen, com 9%.

    Depois, três montadoras empataram em terceiro, com 8%. As coisas mudam um pouco de figura se separarmos os favoritos por sexo. As mulheres demonstram uma clara preferência pela Hyundai (11% contra 9% da Honda) e os homens fazem Chevrolet (13%) e VW (12%) se distanciarem dos demais.

    Marca %
    Chevrolet 10%
    Volkswagen 9%
    Fiat 8%
    Honda 8%
    Hyundai 8%
    Ford 6%
    Tesla 5%
    Toyota 5%
    BMW 4%
    Renault 4%
    Outros: 25%
    Sem resposta: 8%

    Toyota: amiga do ambiente

    Toyota Prius 2016
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A Toyota foi eleita a marca mais sustentável em uma categoria que apresentou a maior ausência de respostas. Ou seja, 14% dos entrevistados não conseguiram sugerir nenhum nome quando questionados.

    Entre as mulheres, por exemplo, uma a cada cinco respondentes não soube citar uma montadora. Nesse cenário, uma marca que teve pouquíssimas citações em outras categorias ganhou destaque aqui: a Tesla, fabricante de elétricos nos EUA, ficou em terceiro, com 9%, atr��s da Fiat, com 11%.

    Marca %
    Toyota 15%
    Fiat 11%
    Tesla 9%
    Honda 7%
    Volkswagen 7%
    Chevrolet 6%
    Ford 5%
    Nissan 4%
    BMW 3%
    Hyundai 3%
    Renault 3%
    Volvo 3%
    Jeep 2%
    Outros: 8%
    Sem resposta: 14%

    Fiat: melhor valor de mercado

    Fiat Cronos
    (divulgação/Fiat)

    Poucas categorias revelaram variações tão grandes ao se analisar os diferentes perfis de público como nesta, da marca com o melhor valor de mercado. Entre os homens, Toyota (23%) fica à frente de Volks (21%) e Fiat (13%).

    Para as mulheres, a Fiat dispara (26%), seguida por Volks (15%) e com a Toyota quase esquecida (7%). Já entre os entrevistados mais jovens, só deu Fiat (ganhou fácil de 18 a 24 anos e de 25 e 34), que perdeu para a VW nas faixas etárias superiores. Assim, o saldo geral é a vitória apertada da Fiat sobre a Volks: 19% x 18%.

    Marca %
    Fiat 19%
    Volkswagen 19%
    Toyota 15%
    Chevrolet 11%
    Honda 9%
    Ford 5%
    Hyundai 4%
    Renault 4%
    Outros: 9%
    Sem resposta: 6%

    Volvo: segurança em 1º lugar

    Top Brands: como o brasileiro enxerga marcas como VW, Fiat, Toyota e cia
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A hegemonia da Volvo (22%) sobre a Volkswagen (12%) é a segunda maior vantagem de um líder na pesquisa Top Brands: 10 pontos percentuais na categoria de marca que tem os carros mais seguros.

    Mas, se a empresa sueca é sempre a mais citada em todas as faixas etárias, na divisão por sexo a situação é outra: teve o voto de 34% dos homens (contra 12% da VW), mas só 11% das mulheres (ante 12% da VW).

    Marca %
    Volvo 22%
    Volkswagen 12%
    Toyota 11%
    Chevrolet 7%
    Fiat 7%
    Ford 6%
    BMW 3%
    Mercedes 3%
    Hyundai 3%
    Jeep 2%
    Renault 2%
    Audi 2%
    Outros: 7%
    Sem resposta: 4%

    Hyundai: a mais inovadora

    Top Brands: como o brasileiro enxerga marcas como VW, Fiat, Toyota e cia
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A pergunta era direta: qual é o fabricante de carros mais inovador. A resposta dos brasileiros não podia ser mais clara: a Hyundai foi a escolhida por 13% dos entrevistados, com uma folgada vantagem sobre as três marcas que ficaram empatadas em segundo lugar: Chevrolet, Fiat e Volkswagen, todas com 9%.

    Porém, a Volks ganha na opinião dos homens, a Chevrolet vence na faixa mais jovem (de 18 a 24 anos) e o pódio na Região Sul é dividido entre Fiat, Hyundai e VW.

    Marca %
    Hyundai 13%
    Chevrolet 9%
    Fiat 9%
    Volkswagen 9%
    Honda 8%
    Toyota 8%
    Ford 5%
    Tesla 5%
    Nissan 4%
    BMW 3%
    Renault 3%
    Jeep 3%
    Citroën 3%
    Outros: 16%
    Sem resposta: 2%

    Toyota: a marca mais confiável

    Comparativo Mitsubishi Pajero Sport x Toyota SW4
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A Toyota é um nome forte quando se pede para apontar a montadora mais confiável. Vence em quase todos os recortes de idade e região, em especial no Norte/Centro-Oeste (24% para Toyota e 12% para VW) e no Sul (18% x 12%), além do grupo de 25 a 34 anos (18% x 13%) e 35 a 44 anos (20% x 15%).

    Ela só se dá mal na guerra dos sexos: se para os homens a Toyota bate a VW (23% x 15%), para elas a Honda vence as demais (15%, contra 13% de VW e 11% de Toyota). No geral, porém, a Toyota levou a melhor: 17% contra 14% da alemã.

    Marca %
    Toyota 17%
    Volkswagen 14%
    Honda 13%
    Chevrolet 10%
    Fiat 7%
    Ford 6%
    Mercedes 5%
    Volvo 5%
    BMW 4%
    Hyundai 3%
    Audi 2%
    Jeep 2%
    Nissan 2%
    Renault 2%
    Outros: 5%
    Sem resposta: 3%

    Mercedes: o maior status

    Mercedes-Benz-GLC_Coupe-2020-1280-1a
    (NetCarShow/Reprodução)

    As duas empresas alemãs se revezaram na liderança entre as que dão mais status, dependendo do segmento de público. Para os homens, a Mercedes (21%) derrota fácil a BMW (14%). Para as mulheres, é a BMW (16%) que bate a Mercedes (11%).

    Nas faixas etárias, a BMW é a preferida dos mais jovens: 17% x 7% de 18 a 24 anos; 17% x 14% de 25 a 34 anos. A Mercedes dá o troco entre os mais velhos: 19% x 14% de 35 a 44 anos; 21% x 14% a partir de 45 anos. No final, uma vitória apertada da Mercedes, com 16% contra 15%.

    Marca %
    Mercedes 16%
    BMW 15%
    Ferrari 10%
    Toyota 7%
    Honda 6%
    Audi 4%
    Chevrolet 4%
    Land Rover 4%
    Ford 3%
    Fiat 3%
    Hyundai 3%
    Jeep 3%
    Hyundai 3%
    Porsche 3%
    Volkswagen 3%
    Outros: 13%
    Sem resposta: 3%

    BMW: sonho de consumo

    P90340915_highRes_the-new-bmw-3-series
    (Divulgação/BMW)

    Aqui fica muito claro que não há uma marca que seja um sonho de consumo para a grande maioria da população, já que as opiniões foram bem pulverizadas. A BMW ganhou por pouco, com 9% dos votos, logo à frente de Honda e Toyota, com 8%.

    Diante de uma disputa tão apertada, é natural ter variações conforme o recorte do público. As mulheres preferiram a Honda e a Jeep, enquanto os mais velhos (a partir de 45 anos) elegeram a Honda.

    Marca %
    BMW 9%
    Honda 8%
    Toyota 8%
    Jeep 7%
    Mercedes 6%
    Audi 5%
    Porsche 5%
    Land Rover 5%
    Volkswagen 4%
    Ford 4%
    Hyundai 4%
    Chevrolet 4%
    Fiat 4%
    Outros: 25%
    Sem resposta: 2%

    Ford: referência em picapes

    Ford Ranger Limited 2020
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A Ford venceu facilmente (26% contra 19% da Toyota) como a referência em picapes. Pode ser coincidência, mas é ela que produz a Ranger, vencedora da pesquisa Os Eleitos 2019 na categoria Picapes Médias. É tão hegemônica que as diferenças (mínimas) só aparecem por estado: no Rio de Janeiro, a escolhida é a Toyota (que fabrica a Hilux, o modelo mais vendido do segmento) e, em Santa Catarina, deu a Chevrolet (que faz a vice-líder de vendas, a S10).

    Marca %
    Ford 26%
    Toyota 19%
    Chevrolet 15%
    Fiat 9%
    Mitsubishi 7%
    Jeep 6%
    Volkswagen 6%
    Nissan 2%
    Outros: 7%
    Sem resposta: 3%

    Ferrari: auge da esportividade

    Impressões: Ferrari 812 Superfast
    (Divulgação/Ferrari)

    Que nome representa potência e esportividade? O brasileiro não tem dúvida: é a Ferrari, com 14% da preferência. BMW vem depois com 9%, empatada com a VW. A surpresa talvez seja a Porsche estar tão atrás (6%) ou mesmo a Audi (4%).

    Em todos os públicos a italiana vence, exceto entre as mulheres, onde Jeep aparece em primeiro lugar (12%), deixando a Ferrari em segundo (11%). Muito diferente do público masculino, que elege a Ferrari com 17% e a BMW com 12%.

    Marca %
    Ferrari 14%
    BMW 9%
    Volkswagen 9%
    Chevrolet 8%
    Ford 7%
    Jeep 7%
    Honda 6%
    Porsche 6%
    Fiat 5%
    Audi 4%
    Toyota 4%
    Hyundai 3%
    Outros: 17%
    Sem resposta: 1%

    Jeep: o ícone do off-road

    Top Brands: como o brasileiro enxerga marcas como VW, Fiat, Toyota e cia
    (Divulgação/Jeep)

    Não foi uma vitória, foi uma surra. O público não teve dúvidas em indicar a Jeep como a montadora mais off-road do Brasil, com
    a maior vantagem de um vencedor sobre o segundo colocado. Ela obteve 31% dos votos contra 9% da Mitsubishi, uma diferença de 22 pontos percentuais. O fato mais curioso talvez tenha sido a Ford. Com 8%, empatou com a Land Rover, que produz veículos 4×4 desde sua origem, em 1948, e superou a Troller (6%), que só fabrica jipes.

    Marca %
    Jeep 31%
    Mitsubishi 9%
    Ford 8%
    Land Rover 8%
    Troller 6%
    Chevrolet 5%
    Fiat 5%
    Toyota 5%
    Volkswagen 4%
    Renault 3%
    Honda 2%
    Hyundai 2%
    Nissan 2%
    Outros: 4%
    Sem resposta: 6%

     

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